Cidade

Sebrae quer levar experiência do projeto Município + Empreendedor a outros estados

04 MAI 2023

Foto: Moraes Neto

A junção de esforços do Sebrae no Rio Grande do Norte e da Assembleia Legislativa do Estado para implantar em todos os municípios potiguares uma Sala do Empreendedor moderna, padronizada e conectada, poderá ser estendida e replicada também em outras Unidades da Federação. A experiência do projeto *Município + Empreendedor* , que já instalou salas em 148 das 167 cidades do Rio Grande do Norte, poderá servir de modelo para que o Sebrae Nacional passe a incentivar essa união proativa também em outros estados brasileiros.

Isso foi o que sinalizou a coordenadora da Rede Parceira do Sebrae Nacional, Ellys Alves, durante o Encontro Estadual dos Agentes de Desenvolvimento do RN, que está sendo realizado até esta quinta-feira (4), no Hotel Praiamar, em Natal. Promovido pelo Sebrae-RN, o evento reúne 240 participantes, sendo 210 Agentes de Desenvolvimento (ADs) de 129 municípios distintos do RN para capacitar, discutir e alinhar estratégias para o desenvolvimento territorial das cidades, a partir do empreendedorismo.

“É uma iniciativa que nasce no Rio Grande do Norte e que a gente quer, sim, que outros estados sigam o mesmo rumo e fluxo e aprendam com o Sebrae-RN. Temos no Brasil mais de 5,6 mil municípios e todos têm o direito de ter um espaço como esses para promove o atendimento ao empreendedor. Esse seria o cenário ideal para termos Salas do Empreendedor instaladas em todos os municípios brasileiros”, defende Ellys Alves.

Segundo a coordenadora nacional, a concepção de um programa dessa natureza, que envolve a participação das prefeituras, do poder público estadual e do Sebrae, é o caminho para o desenvolvimento local sustentável. E explica que o Sebrae entra, não somente com aporte financeiro, mas também, com consultoria e serviços. “Quando o projeto é apresentado para os outros estados, todo mundo quer replicar essa parceria e convênio com a assembleia legislativa. Eu acredito que essa também é uma das melhores iniciativas nesta área, porque consegue o comprometimento também do estado a implantar e manter um espaço muito bem estruturado para o empreendedor”, opina Ellys Alves sobre o pioneiro projeto Município + Empreendedor.

Verificar de perto o impacto do projeto foi um dos objetivos da participação de Ellys Alves no encontro, já que considera relevante o papel de uma Sala do Empreendedor em uma cidade. “É um elo de transformação do desenvolvimento local. Costumo fazer uma comparação da sala como se fosse um hub que distribui dentro do município todas as outras iniciativas implementadas pelo Sebrae, como por exemplo o programa Cidade Empreendedora e programas de empreendedorismo para jovens dentro das escolas, projetos de fomento ao acesso ao crédito, desburocratização e entrega do portfólio Sebrae de outros parceiros. A Sala do Empreendedor é uma grande propulsora para o município crescer usando empreendedorismo”, avalia a coordenadora nacional, que visitou a Sala do Empreendedor do município de Macaíba, na Região Metropolitana de Natal.

O Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento do RN teve início nesta quarta-feira (3), com a abertura feita pelo diretor de Operações do Sebrae-RN, Marcelo Toscano, que destacou que o estado possui atualmente 148 salas ativas e 274 ADs contratados e em atuação. Também participaram da cerimônia de abertura do evento a gerente de Políticas Públicas do Sebrae-RN, Cátia Lopes, e o gestor do Projeto Municipio + Empreendedor, Thales Rodrigues.

“Os agentes têm um papel muito importante para gestores e prefeitos entenderem o potencial de uma Sala de Empreendedor. Por isso, investimos fortemente junto com a Assembleia Legislativa neste projeto, que hoje já cobre quase todo o território do Rio Grande do Norte. São mais de 140 salas implantadas com mobiliários e conectadas com a internet em cidades do interior. Mas não adianta apenas o espaço físico. É preciso pessoas preparadas para atender e entender as demandas do empreendedor e como isso pode potencializar as vocações econômicas de cada localidade. Esse é o nosso propósito com o encontro: capacitar esses ADs para serem agentes de transformação”, afirma Marcelo Toscano.

O diretor de Operações do Sebrae-RN também adiantou que, além desse encontro, está programado outro evento, que deverá ser realizados em novembro, assim como outras capacitações específicas direcionadas a cada município ou região. No primeiro dia do encontro, os participantes tiveram várias atividades, e além da participação de Ellys Alves, que falou sobre o Selo de Referência, contaram com palestras motivacionais, como ‘O que te Move’, ministrada pelo gerente da Agência Sebrae do Agreste, Leonel Pontes

O encerramento do primeiro dia de evento foi com a conferência ‘A experiência do cliente como diferencial competitivo na sala de um empreendedor’, com o consultor Bruno Félix. Para este último dia, estão programados cases de sucesso, palestras técnicas, como o processo de desburocratização a partir da vigilância sanitária. A palestra de encerramento é intitulada “Os segredos mágicos do sucesso”, a ser proferida por Roberto Montanhas.

Autor(a): Redação
Fonte: Agência Sebrae de Notícias



últimas notícias