Saúde

Secretaria de Saúde convoca natalenses para receber a segunda dose da vacina contra a dengue

19 FEV 2025

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a importância de finalizar o esquema vacinal com as duas doses da vacina contra a dengue. Atualmente, mais de dez mil pessoas já completaram os 90 dias de intervalo entre as doses, mas ainda não retornaram para receber a segunda aplicação do imunizante.

A vacinação está disponível para jovens com idades entre 10 e 14 anos, nas Unidades Básicas de Saúde do município e em pontos extras dedicados à imunização. Além das medidas diárias para controlar o vetor da doença, o combate à dengue também é realizado por meio da vacina Qdenga (TAK-003), desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda Pharma e oferecida na rede municipal de saúde.

O esquema vacinal completo consiste em duas doses do imunizante, respeitando um intervalo de três meses entre a primeira e a segunda aplicação. Em Natal, 10.234 pessoas estão aptas a receber a segunda dose da Qdenga, mas não compareceram às salas de vacinação para completar o esquema. Dentre elas, 9.147 são crianças e adolescentes na faixa etária alvo para receber o imunizante.

“Estamos fazendo um alerta para aqueles que estão com a segunda dose atrasada, pedindo que procurem um dos nossos pontos e completem o esquema vacinal, garantindo assim uma proteção maior contra a doença. É fundamental que pais e responsáveis verifiquem o cartão de vacina dos seus filhos e os levem até uma das salas disponíveis no município”, afirma Veruska Ramos, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI). Ela também ressalta que as pessoas que se vacinaram durante a ampliação temporária realizada em abril de 2024 devem procurar um dos locais de vacinação.

Pontos de vacinação

A vacina contra a dengue está disponível nas Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira (8h às 12h e 13h às 15h), ou em um dos pontos extras de vacinação localizados nos shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, que funcionam de segunda a sexta-feira (13h às 20h), e aos sábados (10h às 15h).

Para se vacinar, os natalenses devem portar documento de identificação, caderneta de vacinação e comprovante de residência de Natal.

Autor(a): BZN



últimas notícias