Política

Senado discute projeto que obriga aplicativos de navegação a indicar áreas de risco

19 SET 2025

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

A Comissão de Segurança Pública (CSP) do Senado votará nesta terça-feira (23) o Projeto de Lei 1.169/2025, que estabelece a obrigação de aplicativos de navegação e mapas identificarem áreas com alto índice de criminalidade. Se aprovado, os aplicativos poderão, inclusive, impedir a geração de rotas que atravessem regiões classificadas como perigosas.

A proposta é de autoria do senador Wilder Morais (PL-GO) e tem como relator o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS).

No relatório, Mourão recomenda a aprovação do texto, mas com alterações: além dos aplicativos de navegação, a medida deve se estender aos apps de transporte de passageiros. As informações sobre áreas de risco seriam fornecidas pelas secretarias estaduais de segurança pública, em cooperação com a Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Segundo o autor do projeto, a iniciativa tem o objetivo de aumentar a segurança de motoristas e usuários, evitando que sejam direcionados a locais considerados perigosos. A medida também estimularia os órgãos de segurança pública a divulgar dados sobre criminalidade de forma mais acessível e atualizada.

Autor(a): BZN



últimas notícias