02 JAN 2025
Até o final do carnaval de 2025, a população da praia de Tibau, na região da Costa Branca, na divisa com o Ceará, costuma saltar dos oficiais 5.300 moradores (de acordo com o IBGE) para cerca de 100 mil pessoas, entre veranistas e visitantes esporádicos nos finais de semana. O destino turístico preferido dos mossoroenses e de dezenas de municípios vizinhos na região Oeste – e até mesmo dos paraibanos e cearenses – literalmente “bomba” com festas. Para reforçar o fornecimento de energia com qualidade para uma demanda que cresce de forma tão relevante, a Neoenergia Cosern realizou uma série de manutenções preventivas no sistema elétrico do município.
“Desde setembro, quando começou a nossa 'Operação Verão' em Tibau, já lavamos mais de 40 quilômetros de redes de baixa, média e alta tensão, as subestações elétricas Gangorra, Grossos e Maísa, que juntas atendem a praia, e inspecionamos 61 transformadores com tecnologia de termovisão. Outra ação importante foi a substituição de 48 postes avariados por novos, feitos com fibra de vidro, um tipo de material mais resistente aos efeitos da maresia e salinidade tão fortes em toda Costa Branca”, explica Talles Medeiros, supervisor da Neoenergia Cosern na região Oeste.
Plano Verão
O Plano Verão da Neoenergia Cosern contempla um planejamento criterioso e intersetorial que começa seis meses antes do início da operacionalização que ocorre entre os meses de setembro e outubro, e se estende até março. Para a temporada 2024/2025, serão investidos R$ 33 milhões em 36 distritos e municípios com potencial de grandes eventos. Foram mapeadas 107 áreas de veraneio ao longo dos mais de 400 quilômetros de litoral; 20 áreas com potencial de grandes eventos para o réveillon e 94 áreas com festividades carnavalescas do litoral ao sertão.
Essas ações integram, em um cenário macro, o Plano de Investimentos da Neoenergia Cosern que contempla R$ 2,1 bilhões até 2027. Dentro do Plano Verão 2024/2025 estão em curso as operações de manutenção de 2.170 quilômetros de redes de distribuição de energia em 48 municípios; aumento da carga no litoral, interior e demais destinos turísticos, como cidades serranas; podas preventivas; operações de ordenamento de cabos de telecomunicações em corredores turísticos, eliminando riscos de acidentes e minimizando a poluição visual; além de ações educativas em escolas, supermercados, instituições públicas e privadas sobre a adoção de medidas de segurança junto à rede elétrica.
Autor(a): BZN