Economia

Startups contabilizam resultados de missão a evento de prospecção de investimentos

10 ABR 2023

Foto: Agência Sebrae

Ampliação da carteira de clientes, conexões com empreendedores de sucesso, mais engajamento para o propósito do negócio ou o principal, captação de recursos para investimentos na empresa. Essas foram algumas das intenções dos representantes de 34 startups de Natal ao participar do Bossa Summit 2023, que ocorreu no final de março, em São Paulo.

O evento é considerado um dos maiores direcionados ao investimento em startups do Brasil. O Sebrae no Rio Grande do Norte organizou uma missão empresarial para viabilizar a participação desses empreendedores no encontro, que reuniu os principais investidores e empresas de Venture Capital para conhecer novas startups em busca de investimento. E os resultados para essas empresas nascentes superaram as expectativas, com startups locais conquistando Smart Money .

O grupo de 45 pessoas, entre empresários, representantes das startups (dos mais diversos segmentos de atuação, como: healthtech, edutech, finteches, autotechs, turistech, Retailtechs, entre outros) e equipe do Sebrae-RN, teve acesso às atividades do evento, que concentrou na capital paulista, entre os dias 23 e 24 do mês passado, os principais investidores, fundos, startups , empreendedores, aceleradoras e corporações em um mesmo lugar. 

O intuito do Bossa Summit é conectar os novos empreendedores sociais e digitais com todo o mercado de inovação e expô-los a novas oportunidades de parcerias e negócios.

A ideia do evento é também estabelecer um movimento para acelerar o mercado de investimentos em startups conectando e capacitando o ecossistema. Além de terem a oportunidade de se conectar com investidores e fechar negócios, os potiguares puderam se integrar a mesas de negócios e a estandes expositores, e presenciar palestras transformadoras com cases reais e tendências do mercado, assim como tiveram a oportunidade de aprender a como captar recursos, como investir, se relacionar com corporate venture capitals e escalar o negócio com capital de investimento.

Jéssica Sena ressalta que um grupo exclusivo de empreendedores, que participam atualmente do Programa Startup NE, devido a isso, participou do evento como expositor. Das 74 expositoras do Startup NE, 20 foram do Rio Grande do Norte, sendo o estado com maior número de startups no espaço de exposição. Além disso, o grupo potiguar integrou-se às rodadas de negócios com potenciais investidor.

Atração de fundos

Muitos foram bem sucedidos na missão. Foi o caso da equipe da Stimully, uma startup potiguar que desenvolve solução para a área da saúde. O empreendimento desenvolve tecnologia em eletroencefalografia e estimulação elétrica transcraniana para reduzir sinais comportamentais do autismo e com o qual é possível diminuir em até 90% o custo da terapia. A proposta da startup atraiu o interesse de investidores e resultou em negociação com dois grupos de fundos de investimentos de São Paulo.

Ele sintetiza: “O Sebrae oferece o apoio que precisamos para, juntos, criarmos o Brasil que dá certo’.

Rede de founders

O objetivo essencial para participar do Bossa Summit é busca por Smart Money. No entanto, há vantagens que não estão diretamente ligadas a recursos e são significativas também. Unir propósitos foi um dos melhores frutos de ter vivido a experiência de estar entre empreendedores que pensam semelhante para Bárbara Lopes, da Bensà, uma empresa de educação empreendedora afrocentrada.

Bárbara Lopes conta que estreitou relações com dois potenciais clientes do programa de aceleração idealizado pela empresa. 

Autor(a): Agência Sebrae



últimas notícias