Política

Tarcísio, o governador que o Brasil precisa

25 FEV 2023

Foto: Instagram da primeira-dama

Ele foi o mais atuante ministro do governo de Jair Bolsonaro.


Não à toa, foi eleito governador de São Paulo, mesmo sendo um desconhecido até seu intenso trabalho no Ministério da Infraestrutura. Como se diz, um monstro para trabalhar.


Com pouco menos de um mês do início do governo, viu-se diante de um árduo e doloroso desafio: a tragédia no litoral paulista, diante das tenebrosas chuvas que provocaram desmoronamentos e mortes e desabrigados.


Sempre com o apoio da esposa, a primeira-dama Cristiane Freitas, que é do Rio Grande do Norte, agiu rápido e com eficiência, sem politicagem.


Leva diariamente alento perspectivas das vítimas retomarem a vida. E também cuida dos animais, muitas vezes esquecidos em tragédias.


Das últimas ações, dessa sexta-feira (24) a hoje (25), reproduzimos algumas divulgadas por ele e pelo perfil do governo estadual no Twitter:


- Esse é o primeiro terreno que dará lugar a novas casas para os que ficaram desabrigados e os que vivem em situação de risco na região. São mais de 10 mil m², na Vila do Sahy. Decreto para desapropriação imediata foi publicado já neste sábado, e daremos início imediato ao trabalho.


Decidimos isentar o ICMS das doações de empresas que enviaram mercadorias ao @fundosocialsp ou a entidades assistenciais de utilidade pública envolvidas na ação voltada às vítimas do Litoral Norte. Fica aqui o meu obrigado a todos que contribuíram nessa corrente de solidariedade.


O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou neste sábado (25) a criação de uma gerência estadual para acompanhar de perto os trabalhos de reconstrução em São Sebastião. 


A partir de segunda-feira (27), o governador volta a despachar do Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, mas retornará com frequência ao município para acompanhar as atividades até que o último impactado pela tragédia esteja com a sua situação resolvida. 


A data também marcou o acolhimento das primeiras famílias que ficaram desabrigadas e desalojadas no temporal que se abateu sobre o litoral paulista no feriado de carnaval. 


O governador Tarcísio visitou as 43 famílias que agora estão instaladas em hotel disponibilizado por instituição financeira. Alguns animais resgatados  também estão no local.


“É comovente ver a solidariedade dos brasileiros e das empresas. Eles abriram as portas desse clube e acolheram 43 famílias oferecendo todas as refeições. Com isso, foi possível liberar a escola onde estavam abrigadas provisoriamente e retomar as atividades”, destacou. 


Tarcísio informou que está buscando mais terrenos seguros, além dos três que já encontrou, para iniciar a construção de casas utilizando tecnologias de ponta para agilizar a conclusão das obras, com segurança e conforto, e desmobilizar e demolir as moradias em encostas.


As atividades de resgate de animais continuam na região do litoral norte. Os voluntários do Grupo de Resgate de Animais em Desastres (GRAD) estão neste momento em São Sebastião.


Os bichinhos resgatados estão sendo levados para clínica, onde recebem cuidados, atendimento veterinário e muito carinho. Os que são identificados, retornam para seus tutores.


O Simba foi um dos cachorros salvos pelo grupo nas áreas afetadas e sua família foi identificada. Agora, ele vai ao reencontro deles.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias