07 AGO 2024
Durante esta semana, 17 unidades da Rede Municipal de Ensino de Natal estão passando por fiscalizações realizadas pela equipe do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O objetivo destas visitas é avaliar se a merenda escolar está sendo preparada de forma correta, desde a compra dos produtos até a elaboração das refeições. A escolha das unidades foi realizada dentro de um recorte para contemplar as quatro regiões administrativas da cidade, observando o panorama geral relacionado à merenda escolar. A ação está sendo acompanhada pelo Setor de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação (SME-Natal).
A diretora administrativa do CMEI Professora Antônia Fernandes Jalles, Ingrid Alves, expressou a importância da fiscalização: “Hoje, ao receber os representantes da SME e do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da UFRN (Cecane) para fiscalizar, orientar e observar o trabalho que é realizado pela nossa unidade de ensino, foi, sem dúvida, uma surpresa. A importância desses representantes tem um único objetivo, de levar o melhor para a criança, pois é por elas que estamos diariamente no chão da escola. A merenda é um item indispensável para que elas possam ter uma alimentação de qualidade e com os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. Nosso papel é garantir que a merenda seja cumprida, ofertando as quatro refeições diárias, divididas nos dois turnos, que atende do berçário até o nível IV, totalizando ao todo 16 turmas e mais de 340 crianças. Eles também estão garantido que as unidades da rede cumpram com toda documentação estabelecida e processo para a aquisição desses itens", ressaltou.
A agente e nutricionista do PNAE, Gerlane Karine Bezerra Nogueira, destacou a importância das visitas. “Essas fiscalizações são fundamentais para garantir que a alimentação oferecida às crianças esteja de acordo com os padrões de qualidade e segurança alimentar. Nosso objetivo é assegurar que todos os estudantes recebam refeições equilibradas e nutritivas, contribuindo para o seu desenvolvimento integral", disse
Já a chefe do Setor de Alimentação Escolar da SME, Milena Fabrini de Paiva Diniz, também reforçou a relevância do processo. “Através dessas visitas, podemos identificar pontos que precisam ser melhorados e também reconhecer as boas práticas que estão sendo realizadas. É um momento de aprendizado e crescimento para todos os envolvidos, sempre com o foco no bem-estar e na saúde das nossas crianças. Esse monitoramento tem a finalidade de contribuir para melhorar a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar".
Ao final da semana, todos os diretores pedagógicos e administrativos se reunirão para receber o resultado das fiscalizações por meio de um relatório técnico.
Foram vistoriadas as Escolas Municipais Profª Dalva de Oliveira, Profª Lourdes Godeiro, Profª Zuleide Fernandes, Professor José de Andrade Frazão, Jornalista Erivan França, Profª Josefa Botelho, Profª Tereza Satsuqui Aoqui de Carvalho, Professora Angélica de Almeida Moura, Professor Djalma Maranhão, Veríssimo Melo e os Centros Municipais de Educação Infantil E no Centro Municipal Professor José Carlos Bezerra, Padre Sabino Gentille, José Alves Sobrinho, Haydée Monteiro de Melo, Profª Antônia Fernandes Jalles, Galdina Barbosa Guimarães e Frei Damião.
Autor(a): BZN