Economia

Terminal Pesqueiro de Natal na lista de privatizações do governo federal

28 JUL 2020

Foto: Sire Fiern

Publicado no Diário Oficial da União hoje (28) as regras para a privatização de cinco terminais pesqueiros em cidades brasileiras, entre elas Natal, ao lado dos de Aracaju (SE), Vitória, Santos e Cananeia (SP). 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento será responsável pela realização das licitações.

Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência informou que a medida dá continuidade ao processo de mudança do modelo de gestão dos terminais pesqueiros no Brasil, iniciado em maio deste ano. 

Contagem

De acordo com o governo, no ano de 2019 a produção pesqueira nacional foi de aproximadamente 722 mil toneladas. A estimativa da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) é de que essa produção chegue a 20 milhões de toneladas em 2030.

Em tempo

Os terminais pesqueiros públicos são as estruturas físicas necessárias para as atividades de movimentação e armazenagem de pescado, entreposto de comercialização, beneficiamento e apoio à navegação de embarcações. 

Contam com instalações de ancoradouros, docas, cais, pontes e píeres de acostagem, terrenos, armazéns frigoríficos, edificações e infraestrutura de proteção e acesso aquaviário.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias