Cultura

Tirando de Letra

26 MAR 2019

Será no dia 4, na Livraria Saraiva, 3° piso do Midway, a partir das 18h30, que Kátia Nogueira e Viviane de Paula Viana autografam o livro Tirando de Letra, da editora paulista Matrix.

Trata-se de um livro-box, interativo, para incentivar o aprendizado de expressões idiomáticas de forma lúdica e, ao mesmo tempo, auxiliar no desenvolvimento da linguagem.

De exemplos

“Viajou na maionese”. Frase usual na comunicação convencional que pode ser um obstáculo para a compreensão de muitos.

“Já imaginou o que ela significaria para pacientes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)?“, alertam as autoras.

O livro-box pode ser utilizado individualmente ou em grupo, mas sempre com a presença de um mediador e com um único objetivo: melhorar a comunicação e engajamento social de pacientes com TEA. 

Isso porque eles apresentam dificuldades em compreender o que é dito de forma abstrata, em reconhecer expressões de duplo sentido, frases ambíguas e metáforas.

As autoras

Kátia Nogueira é neuropsicóloga certificada no método Denver de Intervenção Precoce. Atua, clinicamente, com Análise do Comportamento Aplicada (ABA) nos transtornos de desenvolvimento. É diretora da Focus Intervenção Comportamental.

Viviane de Paula Viana é comunicóloga, especialista em Arteducação e mestre em Tecnologias da Informação e da Comunicação na Formação em Educação a Distância.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias