07 OUT 2024
A curadoria da maior premiação cultural do Rio Grande do Norte, o “Troféu Cultura 2024”, chega a sua 21ª edição e, iniciou sua primeira fase no Hotel Aram Mar, na Via Costeira. A equipe, composta por grandes nomes da cultura potiguar, será responsável pela análise dos projetos e validação dos resultados.
Entre os curadores estão artistas, produtores, comunicadores e gestores renomados como Wanie Rose Medeiros, Roberto Medeiros, Lamonier Araújo, Eliene Albuquerque, Amaury Veríssimo Junior, Augusto Paiva, Matheus Felipe dos Santos de Freitas, entre outros profissionais dedicados à valorização da arte local.
O novo formato e estrutura do Troféu Cultura foi uma proposição de Tatiane Fernandes, que lidera o trabalho da curadoria, além de roteirizar e dirigir a cerimônia de entrega. “Suas expertises prometem trazer ainda mais credibilidade e reconhecimento ao processo de seleção dos indicados”, acredita Ricardo Alexandre, coordenador do evento.
Este ano, onze categorias terão oportunidade em concorrer: Performance Cênica (atriz, ator, bailarina, palhaçaria e mágica); Espetáculo Cênico (Teatro, dança, circo); Obra Audiovisual; Destaque Audiovisual; Destaque Musical; Show do Ano; Projeto Cultural; Produtor(a) do Ano; Destaque Literário; Destaque Artes Visuais (Exposição, obra, coleção, designer, fotografia) e Artista do Ano (Voto Popular).
Ainda serão homenageados dois grandes ícones da cultura potiguar: Militana Salustino do Nascimento, Dona Militana (“in memorian”), contadora de histórias e romanceira, e Antônio Francisco Teixeira de Melo, poeta cordelista, xilógrafo e compositor. As homenagens a esses nomes, profundamente enraizados na cultura do RN, comprovam a relevância de suas contribuições para a memória coletiva e a identidade cultural do RN.
A premiação também traz inovações no processo de seleção. Os realizadores culturais poderão enviar suas informações para que a curadoria avalie e selecione os indicados. Como novidade, a edição de 2024 inclui a categoria Melhor Projeto Cultural, além da já tradicional categoria Artista do Ano, que será decidida por voto popular no site Versátil News.
Com cronograma já definido, o troféu está com as inscrições abertas até o dia 2 de novembro deste ano. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 19 de dezembro, no Teatro Riachuelo, em uma grande celebração, fortalecendo a identidade potiguar e inspirando as próximas gerações de artistas e criadores. "Conhecer para Reconhecer" é o lema que promete ser mais do que uma premiação: será uma verdadeira homenagem à arte e à cultura do RN.
Autor(a): BZN