14 FEV 2024
Após a publicação da nota da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) de repúdio à Rede Globo pelo formato de cobertura do Carnaval na Sapucaí, Rio de Janeiro, trocando jornalistas por influenciadores de conteúdo, o Sindicato dos Jornalistas do Rio e Fenaj publicaram nota conjunta, nesta quarta-feira (14), de indignação, sob o título “Desrespeito aos telespectadores, às escolas e ao Carnaval”.
Íntegra da nota:
- A TV Globo conseguiu invisibilizar o maior espetáculo da terra com uma cobertura pífia, sem profissionalismo, sem a beleza, os detalhes, as alas, alegorias. A história de cada enredo das escolas do Grupo Especial foi engolida e enterrada por influencers e outras celebridades que não são jornalistas.
Um desastre!
A TV Globo demitiu, em 2022 e 2023, vários jornalistas, o seu maior capital intelectual. E, nessa linha, investiu em apresentadores e influencers que caíram de paraquedas e arrebentaram com o que poderia ser uma efetiva cobertura, com informação precisa.
A falta de compromisso com a informação de qualidade acabou com a transmissão do Carnaval no Sambódromo. Um ano para as escolas produzirem o Carnaval, muito trabalho envolvido, pesquisa, construção histórica, criação, tudo feito por profissionais e daí vem o momento mais importante: o da apresentação de cada escola.
A transmissão da TV Globo conseguiu enterrar tudo. Muito feio!
A emissora, que detém o monopólio da transmissão do Grupo Especial, deveria seguir o exemplo da Band no Grupo de Acesso.
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) denunciam e repudiam esse ataque da TV Globo ao Carnaval e, principalmente, aos jornalistas.
O maior espetáculo popular do Brasil merece profissionalismo.
TV Globo, mais respeito!
Autor(a): BZN