Mundo

Ucrânia e Rússia concordaram em criar corredores humanitários para evacuar civis

03 MAR 2022

Foto: Reprodução vídeo

Na segunda rodada de negociações entre Ucrânia e Rússia, hoje, (3), oitavo dia de ataque, ficou acertado que serão criados corredores humanitários para evacuar civis. Uma terceira reunião está prevista para a próxima semana.

Assessor presidencial ucraniano, Mikhailo Podolyak postou em seu perfil no Twitter:

- A segunda rodada de negociações acabou. Infelizmente, a Ucrânia ainda não tem os resultados de que precisa. Há apenas decisões sobre a organização de corredores humanitários.

Acrescentou que esse detalhe foi acordado diante dos aspectos humanitários, pois muitas cidades estão cercadas por forças russas e existe uma "situação dramática de alimentos, remédios e possibilidades de evacuação".

Explicou que Moscou e Kiev vão estabelecer "corredores humanitários para a evacuação da população civil, assim como para a entrega de medicamentos e alimentos às áreas onde os combates são mais violentos", com a possibilidade de um cessar-fogo temporário durante o período de evacuação.

Chefe da delegação russa, Vladimir Medinsky disse que conversas foram concentradas em temas humanitários, militares e na "futura solução política do conflito".

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias