29 OUT 2021
Com o intuito de aprimorar os serviços de transparência pública, o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, e o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN), Paulo Roberto Alves, assinaram contrato de licenciamento sem ônus, na tarde desta sexta-feira, 29 de outubro. A parceria permitirá que a Ouvidoria do TCE-RN utilize o software Kairós, que foi criado pela UFRN e é referência nacional.
A ferramenta Kairós utiliza inteligência artificial e foi criada para dar agilidade para o atendimento das manifestações enviadas pelos cidadãos para a Ouvidoria da UFRN. A inovação proporcionou um avanço significativo na transparência, que teve como consequência o recebimento de prêmios nacionais, bem como a assinatura de acordo de cooperação com a Controladoria-Geral da União (CGU), para ampliar o uso das soluções desenvolvidas na UFRN para as ouvidorias de todo o Brasil. Nessa perspectiva, o reitor Daniel Diniz agradeceu a confiança do TCE-RN em buscar a parceria, ressaltando que é missão da instituição desenvolver e oferecer serviços e ferramentas que aprimorem a governança institucional e, consequentemente, a prestação de contas para a sociedade.
Para o corregedor da UFRN e coordenador do projeto Kairós, Elias Jacob, o software demonstra como é possível utilizar inteligência artificial para o bem da sociedade, visto que a ferramenta possibilita monitorar a abertura, o processamento e o cumprimento das manifestações recebidas, aprimorando o processo de identificação da tipologia das demandas e o fluxo interno, além de verificar o nível de satisfação do cidadão e reduzir significativamente o tempo de resposta, entre outras vantagens.
O presidente do TCE-RN, Paulo Roberto Alves, parabenizou a UFRN por ter sido destaque nacional em Governança e Gestão, conforme foi apontado pela CGU, e ressaltou a importância do momento de assinatura de mais uma parceria com a Universidade, citando ainda programas de capacitação e qualificação oferecidos aos servidores do Tribunal. “Feliz o povo que usa a universidade, a casa da ciência, no seu estado”, disse.
Autor(a): Williane Silva/Ascom Reitoria UFRN