Cultura

UFRN: Daniel Diniz Melo é empossado pelo ministro Camilo Santana em Brasília

01 JUN 2023

Foto: Cícero Oliveira/Agecom/UFRN

O reitor José Daniel Diniz Melo foi empossado nesta quinta-feira(1°), em Brasília, pelo ministro Camilo Santana (MEC), para novo mandato no comando da UFRN, que segue ate 2027.


Declarou o reitor:


- Reafirmo meu compromisso com uma gestão pautada pela ética, pelos valores democráticos, pelo respeito à diversidade e pela defesa da pluralidade de ideias e da formação cidadã.


Daniel Diniz inicia, oficialmente, a segunda gestão no dia 29 de junho, após ser nomeado pelo presidente Lula da Silva, para o período de 2023 a 2027. 


Disse o ministro:


- O MEC está de portas abertas para reconstruir as políticas públicas de educação.


Metas


Como principais avanços da UFRN no primeiro mandato, de 2019 a 2023, Daniel Diniz destacou a melhoria na qualidade acadêmica e de gestão. Citou que o número de graduações, com conceito 4 ou 5, atingiu dois terços dos cursos ofertados. Na pós-graduação, a quantidade de cursos com notas de excelência dobrou. 


Na pesquisa, houve um aumento de quase 30% no número de bolsistas Pesquisadores Produtividade e de Bolsas de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq. 


Ainda no campo acadêmico, na inovação, a UFRN alcançou os melhores números em concessões de patentes da sua história. Na extensão, ocorreu a ampliação do número de editais publicados, a aprovação do Regulamento de Extensão da UFRN, além do apoio ao empreendedorismo, que colocou a UFRN na posição de mais empreendedora entre as universidades das regiões Norte, Nordeste, Sul e Centro-Oeste, conforme a Confederação Brasileira de Empresas Juniores – a Brasil Júnior.


No campo da gestão, conquistou reconhecimentos nacionais, como o 1º lugar em governança e gestão, conforme o Tribunal de Contas da União (TCU); o 1º lugar em transparência ativa, na avaliação da Controladoria-Geral da União (CGU); além da 1ª colocação, entre todas as instituições públicas federais, na categoria de Gestão de Pessoas do Prêmio RGB, promovido pela Rede Governança Brasil.



Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias