06 SET 2022
Capitão de Mar e Guerra, a médica Rita de Cássia Machado Passos, Oficial Superior da Marinha do Brasil, marcará pioneirismo no Rio Grande do Norte.
Será a primeira mulher a exercer a relevante função de Comandante-Geral do tradicional Desfile Cívico Militar em Natal, dia 7 de setembro, referentes à Semana da Pátria, como parte das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil.
Por ser a militar de maior posto (patente), dentre oficiais e praças que participarão do desfile, a Comandante Rita terá sob o seu comando um contingente de 5.020 integrantes.
Caberá a ela o ato solene de aproximar-se do Palanque Principal e solicitar à Autoridade que preside a cerimônia a autorização para iniciar o desfile, e, ao final, para encerrá-lo.
Ao desfilar, a viatura da Comandante-Geral será acompanhada de um Estado-Maior, formado por outras cinco viaturas das Forças Armadas e das Forças Estaduais de Segurança Pública.
Graduada em Medicina, Rita de Cássia Machado Passos foi aprovada em Concurso Público para Oficiais do Quadro de Médicos da Marinha, iniciou sua trajetória nas fileiras da Força Naval.
Especializou-se em anestesiologia, pelo Hospital Naval Marcílio Dias, e em Medicina Legal pela USP. Durante brilhante carreira, iniciada no Posto de Guarda-Marinha, foi, sucessivamente, promovida aos postos de Primeiro-Tenente, Capitão-Tenente, Capitão de Corveta e Capitão de Fragata.
Atualmente, no posto de Capitão de Mar e Guerra, exerce o Cargo de Diretora do Hospital Naval de Natal.
Autor(a): Eliana Lima