Cultura

Universitários do RN se destacam no Campus Mobile com apps nas áreas de Educação e Fazendas Inteligentes

21 ABR 2022

O RN marcará presença na etapa final da 10ª edição do Campus Mobile, com 2 projetos e 5 finalistas nas categorias de Educação e Smart Farms. 


O concurso de inovação estimula a formação de jovens talentos universitários para o desenvolvimento de soluções por meio de aplicativos para dispositivos móveis que promovam impacto social e benefícios à população e conta com patrocínio do Instituto Claro, apoio do beOn Claro, hub de inovação da operadora, realização da Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da USP.
 

O projeto “Brain”, que disputa na categoria de Educação, foi idealizado pelos jovens estudantes Ekarinny Myrela Brito de Medeiros, de Mossoró e aluna da Facene/Famene - Faculdade de Enfermagem e de Medicina Nova Esperança, juntamente com Matheus Lucas Dantas Lopes, da UFRN. 


O aplicativo tem o objetivo de auxiliar no desenvolvimento de projetos científicos a partir da aprendizagem criativa como alternativa para estimular o interesse pela ciência e engenharia em jovens de localidades remotas, fomentando a pesquisa científica.
 

Também da UFRN, George Mendonça Silva de Morias, Luan Luis Magioli Barros e Mario Estevam de Freitas Neto foram os criadores do projeto “Parceiros do produtor: A inteligência que o produtor precisa na palma da mão”, uma iniciativa para auxiliar na gestão de pequenas fazendas, que concorre na categoria Smart Farms e foi especialmente desenvolvido com base nos desafios presentes no dia a dia de produtores que trabalham em propriedades menores.
 

Nesta etapa final, os finalistas com os projetos mais bem avaliados em cada uma das seis categorias participantes (Diversidade, Educação, Games, Saúde, Smart Cities e Smart Farms) são premiados com uma viagem de imersão no Vale do Silício, na Califórnia, para aprofundar seus conhecimentos em tecnologia, além de um valor em dinheiro. Para participar, é preciso ser maior de 18 anos, estar matriculado em uma instituição de ensino superior no Brasil ou ter se graduado recentemente. 
 

Em tempo


O Campus Mobile é um concurso de inovação e empreendedorismo que busca estimular estudantes universitários e jovens recém-formados a desenvolverem soluções por meio de aplicativos, produtos e serviços do segmento mobile que promovam impacto social e benefícios à população. A iniciativa é realizada pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com patrocínio do Instituto Claro e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e do beOn Claro, hub de inovação da Claro.

 

Claro 


A área de Responsabilidade Social da Claro investe continuamente em ações relacionadas à Educação e à Cidadania, por meio do Instituto Claro, com o objetivo de atuar em frentes sociais que integram a tecnologia e a informação como fonte de desenvolvimento e conhecimento. Desta forma, realiza e apoia projetos como o Campus Mobile, o Educonex@o, o Programa Dupla Escola, entre outros. O Instituto Claro é qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, e é reconhecido pelo Departamento Global de Comunicação das Nações Unidas (DGC/ONU) como uma organização não governamental corporativa que promove os ideais e princípios sustentados pela Carta das Nações Unidas. Conheça outras realizações no site do Instituto.

 

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias