02 DEZ 2024
A presença de celulares nas escolas é um tema cada vez mais debatido. Em âmbito nacional, um Projeto de Lei já tramita na Câmara Federal. No Rio Grande do Norte, a legislação que prevê essa proibição já é válida desde janeiro deste ano. A temática será discutida nesta quinta-feira (5), durante o “Seminário Crescendo Juntos”, promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/RN), que acontece no Teatro Riachuelo, em Natal, a partir das 8h.
No fim de outubro, a Comissão de Educação da Câmara Federal aprovou um Projeto de Lei que proíbe o uso de telefone celular e de outros aparelhos eletrônicos portáteis por alunos da educação básica em escolas públicas e particulares, inclusive no recreio e nos intervalos entre as aulas.
Aqui no estado, a proibição do uso dos equipamentos foi promulgada pela Assembleia Legislativa, mas ainda precisa ser regulamentada. A lei "veda" o uso desse tipo aparelho nos horários de aula nas escolas de ensino fundamental e médio, e também é válida para as redes pública e privada.
O assunto será abordado no seminário pelo professor, mestre em Educação e doutor em Comunicação, Nelson Pretto, na palestra “As tecnologias digitais devem estar na escola?”.
O palestrante dará algumas pistas para enfrentar essa questão com uma visão aberta e equilibrada. Durante a exposição, Pretto vai mostrar que as tecnologias sempre estiveram presentes no ambiente escolar, desempenhando um papel fundamental nas transformações que a escola experimentou ao longo do tempo e que, com a chegada das tecnologias digitais, esse processo continuou. O palestrante vai levantar questionamentos sobre o papel dos professores nesse contexto e se se os celulares representam um problema ou uma solução.
Seminário Crescendo Juntos
O “Seminário Crescendo Juntos 2024” é voltado para educadores, gestores escolares, estudantes de pedagogia, profissionais de comunicação e o público interessado em educação inclusiva e ética na educação. O momento vai contar com palestras e bate-papo com outros especialistas da área da educação e comunicação. As inscrições estão abertas no site.
O evento conta com a parceria da Desk Moveis Escolares, Yang Tec, Editora Futura, Saber Soluções Educacionais, Apform Industria e comercio de moveis, FTD Educação, Instituto Hortense, Grupo Infinity Soluções Inteligentes, Editora Dogo Maker Robótica Educacional e o apoio: Lucgraf Editora Gráfica, Café Santa Clara, Bolachas Tabuleiro, Sebrae, Secretaria Estadual de Educação e Unicef.
Autor(a): BZN