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Vários prédios em Natal estão com luzes-piloto apagadas, obrigatórias para evitar acidentes aéreos

06 NOV 2023

Foto: Alguns prédios muito altos sem sinalização acesa

Sabem àquelas luzes vermelhas no topo de edifícios?


Dia desses eu estava na cobertura de um amigo meu, em Petrópolis, Natal, e eis que passa uma aeronave em voo um tanto baixo, que chamou a atenção dos que presentes na ocasião.


Curiosa, observei o topo de edifícios. Chamou-me atenção em alguns a ausência da luz-piloto. Vários prédios com a luz apagada. Algumas torres de antenas, idem.


As luzes-piloto servem como sinalização de segurança para a navegação aérea, indicando a presença de obstáculos na rota de aeronaves para evitar acidentes. 


Em condições de baixa visibilidade, como em voos noturnos, por exemplo, as luzes-piloto funcionam como referência para que os pilotos se guiem no ar.


A luz-piloto deve ser vista de qualquer um dos lados do prédio ou torre. Em caso de objetos mais altos, é aconselhável mais de uma luz para que pilotos mantenham o controle dos obstáculos à sua volta.


O Departamento de Controle do Espaço Aéreo - Decea é responsável por cobrar sinalização e iluminação. Prefeituras das cidades ficam incumbidas de fiscalizar a manutenção das sinalizações dos projetos após conclusão.


O proprietário ou utilizador da propriedade deve providenciar que o dispositivo seja colocado no local adequado. Em caso de descumprimento, a punição é multa diária.


Em tempo


Guindastes também podem representar risco à aviação caso não sejam adequadamente sinalizados. Principalmente em obras realizadas próximas a zonas de proteção ao voo, como nas proximidades de aeroportos.


Antena sem sinalização no Tirol


Autor(a): BZN



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