Cidade

Vendas de genéricos crescem 11% em 2020 e supera R$ 3,1 bilhões

28 OUT 2020

Foto: Considera Telma Salles, presidente da PróGenéricos

O mercado de genéricos registrou expansão superior ao mercado geral no terceiro trimestre e no acumulado de 2020, apontam dados da PróGenéricos (Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos), com base em levantamento do IQVIA, empresa que audita o varejo farmacêutico no Brasil.

Foram vendas de 423 milhões de unidades no varejo farmacêutico, promovendo crescimento de 11,08% frente ao mesmo período do ano anterior.

O desempenho foi duas vezes maior que o conquistado pelo mercado total de medicamentos. Apesar do resultado, a indústria sofre pressão de custos com alta do dólar e aumento do preço de matérias primas no mercado internacional.

Cifrões

Em faturamento, o setor de genéricos registrou alta de 20% no terceiro trimestre, em comparação ao período de 2019, atingindo a marca de R$ 3.119 bilhões, já considerados os descontos concedidos ao varejo. 

Considera Telma Salles, presidente da PróGenéricos:

- O mercado de genéricos cresceu o dobro do mercado total de medicamentos. Esses dados comprovam que os genéricos seguiram cumprindo seu papel de fortalecer o acesso a medicamentos neste momento de pandemia. Os consumidores, em virtude do preço, qualidade e eficácia, buscaram refúgio nos genéricos para dar continuidade a seus tratamentos.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias