Política

Vereadores aprovam incentivo à arte do grafite em Natal

13 OUT 2021

Foto: Elpídio Jr/CMN

Na sessão de hoje (13) na Câmara Municipal de Natal (CMN), vereadores foram favoráveis ao PL do vereador Milklei Leite (PV) que trata da “Política Municipal de Revitalização de Espaços Urbanos” por meio do grafite e outras artes na capital-potengi. Aprovada em segunda discussão, a redação final segue agora para sanção do prefeito Álvaro Dias.

Mais

A matéria prevê a revitalização de espaços urbanos, tais como viadutos, pontes, passarelas, muros, calçadas, dentre outros equipamentos de espaços públicos municipais apropriados ao uso comum. 

Ficará sob a competência da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e da Funcarte a elaboração de estratégias para as ações artísticas a serem desenvolvidas como intervenção na revitalização de cada local. 

Defendeu o autor:

- Nossa cidade é prova do efeito que a Arte Urbana causa nos espaços em que ela é aplicada. Vejam o Espaço Ruy Pereira, o paredão da praia de Miami e o Beco da Lama, são alguns dos exemplos mais lembrados quando tratamos deste assunto. Esse projeto quer levar a revitalização não somente de pontos turísticos da cidade. Também queremos transformar lixões, canteiros, viadutos, etc. Tornar espaços abandonados em áreas úteis. Isso é inclusão e arte ao mesmo tempo.

Após

Também em segunda discussão, foi aprovada a proposição da vereadora Ana Paula (PL) sobre o serviço “Disque maus tratos e abandono de animais”. "Os maus tratos aos animais são constantes e esse tipo de crime precisa ser registrado e apurado. Uma das formas de apurar com rapidez e eficácia pode ser por meio do mecanismo do disque denúncia animal, que receberá as demandas da população e o encaminhamento para apuração", explicou a parlamentar.

Em seguida, foi acatada a proposta de Divaneide Basílio (PT) que altera o calendário oficial de para incluir o Dia Municipal de Luta Contra o Encarceramento da Juventude Negra, a ser comemorado anualmente no dia 20 de junho. "É para oferecer visibilidade a este cenário estarrecedor de encarceramento em massa da juventude negra que propomos este dia de luta", justificou a vereadora.

Por fim, os parlamentares aprovaram duas moções de pesar: uma de Nina Souza (PDT) pelo falecimento do ex-governador Lavoisier Maia, e outra de Divaneide pela partida do padre Tiago Theisen.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias