Mundo

Vixe! FBI responsabiliza o governo chinês por assédio de vários anos a residentes nos EUA

28 OUT 2020

Foto: Twitter FBI - Christopher Wray

Em coletiva virtual de imprensa, hoje (28), o diretor do FBI, Christopher Wray, informou que oito pessoas são acusadas de conspirar para atuar nos Estados Unidos como agentes ilegais da República Popular da China (RPC).

Diz que eles realizam campanha de assédio e perseguição a chineses que moram nos EUA para forçar o retorno à RPC. A suspeita é de que agiam sob o controle de funcionários do governo da China para coagir residentes a retornar à RPC "como parte de um esforço global, concertado e extralegal de repatriação, conhecido como 'Operação Caça da Raposa'".

Diante da suspeita, denúncia e mandados de prisão foram autorizados pelo Tribunal Federal do Brooklyn a oito réus. Desses, seis réus também enfrentam acusações de conspirar para cometer perseguição interestadual e internacional. 

Zhu Yong, Hongru Jin e Michael McMahon foram presos hoje e serão indiciados nesta tarde por teleconferência perante a juíza Peggy Kuo. 

Rong Jing e Zheng Congying foram presos no Distrito Central da Califórnia. Zhu Feng, Hu Ji e Li Minjun continuam foragidos.

Disse o procurador-geral adjunto de Segurança Nacional, John C. Demers:

- Com as acusações de hoje, viramos a Operação Caça da Raposa da RPC em sua cabeça - os caçadores se tornaram os caçados, os perseguidores perseguidos.

E mais

- Os cinco réus que o FBI prendeu esta manhã sob estas acusações de fazer ilegalmente a licitação do governo chinês aqui nos Estados Unidos agora enfrentam a perspectiva de prisão. Para aqueles acusados na China e outros envolvidos nesse tipo de conduta, nossa mensagem é clara: fique de fora. Esse comportamento não é bem-vindo aqui.

Declarou o diretor do FBI:

- As tentativas descaradas do governo chinês de vigiar, ameaçar e assediar nossos próprios cidadãos e residentes permanentes legais, enquanto em solo americano, fazem parte da diversificada campanha chinesa de roubo e influência maligna em nosso país e em todo o mundo.

Atentou:

- O FBI usará todas as suas ferramentas para investigar e derrotar essas ações ultrajantes do governo chinês, que são uma afronta aos ideais americanos de liberdade, direitos humanos e estado de direito.

E o procurador interino Seth D. DuCharme tascou:

- Os Estados Unidos não tolerarão a conduta da RPC realizando ações autorizadas pelo Estado em solo americano sem aviso prévio e coordenação com as autoridades americanas apropriadas. Também não toleraremos o assédio ilegal e a perseguição dos residentes dos EUA a mais objetivos da RPC.

Do agente especial encarregado George M. Crouch Jr., do Escritório de Campo do FBI de Newark:

- O anúncio de hoje dessas acusações destaca ainda mais o compromisso contínuo e agressivo do FBI de investigar os esforços da China para impor ilegalmente sua vontade nos Estados Unidos.

E mandou o recado:

- Este caso deve servir como um lembrete para a República Popular da China que, quando direcionar a atividade criminosa dentro de nossas fronteiras, o FBI e seus parceiros de aplicação da lei garantirão que os autores sejam responsabilizados."

O caso

De acordo com a denúncia, os réus participaram de uma campanha internacional para ameaçar, assediar, vigiar e intimidar um morador de Nova Jersey, e sua família, para forçá-los a retornar à China como parte de um esforço internacional do governo conhecido dentro da RPC como "Operação Caça da Raposa" e "Operação Skynet". 

O FBI diz que o alvo são chineses que vivem em países estrangeiros que o governo da RPC alega ter cometido crimes sob sua lei e busca repatriá-los para enfrentar acusações. "Em vez de confiar em formas adequadas de cooperação internacional para a aplicação da lei, como "avisos vermelhos" da Interpol e pedidos de informações por meio de canais governamentais apropriados, os réus supostamente se envolveram em condutas clandestinas, não sancionadas e ilegais dentro dos Estados Unidos e facilitaram a viagem de funcionários do governo da RPC (Funcionários da RPC) para solo americano, a fim de realizar mais esses atos ilegais. Entre 2016 e 2019, vários funcionários da RPC orientaram os réus, entre vários outros, a se envolverem em esforços para coagir as vítimas a retornarem à RPC", diz.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias