Cidade

Vixe! Sexta-feira 13 e Dia Mundial do Mau Humor. Sabia?

13 NOV 2020

O dia 13 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Mau Humor. E imagine hoje que a sexta é 13. Para os supersticiosos, hein?!

E neste dia para quem acordou cheio de abuso, a chef Miriam Rocha – especialista em Cacau e Chocolate – conta como suas amêndoas de cacau drageadas podem se tornar verdadeiras pílulas do bem estar:

- O nosso Anti TPM é um elemento chave pra resolver o mau humor, já que nesse período as meninas também costumam ficar bem irritadas e chateadas com as oscilações de humor.

Além de minimizar todo o estresse, elas também reduzem a ansiedade:

- É pra usar sem moderação! Contém antioxidantes, estimulam o colágeno, além de minimizar os efeitos da TPM.

A health coach Tamara Borges – da Pulse Nutrition – também acredita que os alimentos têm poder:

- O talo da alface possui uma substância chamada lactucina, que funciona como calmante. Banana diminui a ansiedade por conta dos carboidratos e do potássio. Mel estimula a produção da serotonina, responsável por nos dar uma sensação de bem-estar e prazer... o que não falta são opções.

Consultora de desenvolvimento humano, Ester Gomes atenta: 

- Mau humor é o estado de espírito de quem não está bem disposto. O mal-humorado é aquele que está irritado, desgostoso com alguma coisa, e gosta de reclamar de tudo.

Para aliviar, ela indica:

- A primeira dica para acabar com o mau humor é aceitá-lo, rejeitá-lo apenas faz com que ele se torne mais forte; Alimente-se bem, pratique atividades físicas, ouça músicas, crie listas de gratidão. Aos poucos, sua mente aprenderá a valorizar as coisas boas, o que ajudará ativamente a reduzir o mau humor.

A programadora mental Ivana Cabral alerta sobre como o mau humor pode ser um caminho para a autosabotagem:

- Se você cultiva negatividade e isso se torna um ciclo, isso reflete no seu humor e você vai se apagando. Para fugir da auto sabotagem, não te deixando escravo de uma situação ou sentimento ... se obrigue a criar momentos opostos a isso.”

E como é importante a criação de hábitos positivos na rotina:

- O humor é um dos principais sinalizadores das emoções humanas e naturalmente, é praticamente impossível estar sempre bem-humorado. Produtividade também depende de força de vontade.

Problemas

Os altos níveis de estresse causado pelas oscilações de emoções podem gerar depressão e até mesmo ser fatal. Segundo uma pesquisa publicada no Stroke – periódico da Associação Americana de Cardiologia –, o estresse crônico aumenta o nível de cortisol em circulação e a longo prazo afeta a imunidade.

A paisagista Rayra Lira relaciona as plantas como terapia para quem lida com depressão e oscilações frequentes:

- Os benefícios para a saúde são muitos como, por exemplo: melhora da concentração, diminuição do estresse e do cansaço mental.

Diz mais:

- Observe sempre a sua plantinha, tire até fotos para ter uma noção do crescimento dela. As plantas ajudam no processo terapêutico, além de harmonizar a casa, trazendo equilíbrio, ajudam a desenvolver os sentidos e proporcionam bem-estar físico e mental.

Em tempo

Muito se discute sobre a origem e a data que foi estipulada. A maioria indica que o Dia do Mau Humor foi criado para ironizar o Dia Internacional da Gentileza ou “World Kindness Movement”, estabelecida em 1996 durante uma conferência entre profissionais de diversos países, em Tóquio, para despertar a atenção das pessoas sobre a importância de atitudes gentis na construção de um mundo mais amável e justo. 

Atitudes simples, como desejar bom dia, oferecer água ou café, abrir a porta para alguém passar, pegar algum objeto caído no chão etc. 

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias