14 JUN 2024
A partir do próximo dia 26, Instagram e Facebook vão utilizar fotos, publicações, legendas, comentários e stories dos perfis de usuários maiores de idade para “desenvolver e melhorar” a Inteligência Artificial.
A Meta, dona das plataformas, diz que a abordagem está em conformidade com as leis de privacidade. Na Europa, entretanto, a decisão provoca críticas de usuários.
Existe maneira de evitar o uso: preencher um formulário em que explica o motivo de não querer que os dados sejam usados para treinar a IA, diferente em cada plataforma.
No Facebook, o usuário deve entrar na conta através de um computador, clicar na foto do perfil, depois em “Definições e privacidade”, e, barra lateral, ir até “Padrões de comunidade e políticas legais” e clicar nas políticas de privacidade, onde aparecerá a seguinte mensagem no topo da tela: “Estamos a atualizar a nossa Política de Privacidade, incluindo a forma como usamos as tuas informações para a IA na Meta. Sabe mais sobre o teu direito de oposição à forma como as tuas informações são usadas para estes fins. As atualizações vão entrar em vigor a 26 de junho de 2024.”
Na mensagem tem um link sobre as palavras “direito à oposição”, onde se deve clicar para ter acesso ao formulário e preencher.
No Instagram:
Pode ser no aplicativo: nas três barras no canto superior direito vá até “Mais informação e apoio”, e clique em “Sobre” e
“Política de Privacidade”, depois em direito de oposição. A partir daí o processo é idêntico ao do Facebook.
Em tempo
Mesmo que o usuário recuse o uso, a Meta diz que pode continuar usando algumas informações para os seus produtos de IA, como, por exemplo, se o usuário aparecer numa imagem compartilhada por outra pessoa publicamente.
Autor(a): BZN