Cidade

Voo que decolou do aeroporto de SGA faz pouso de emergência

22 JAN 2024

O Airbus A320neo, de matrícula PR-YYH, que decolou na madrugada desta segunda-feira (22) do aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN) em direção a Confins (MG), precisou retornar de emergência cerca de 25 minutos após a decolagem.

Nas plataformas de rastreamento de voos é possível ouvir a solicitação do comandante da aeronave: "Mayday, Mayday, Mayday, Azul quatro zero zero uno, descida rápida para o nível uno zero zero".

Mayday é uma palavra-código emitida por tripulantes de aeronaves ou de navios quando estão em situação de risco.

Ainda não se tem confirmação oficial da natureza do problema, mas, segundo o Aeroin, "a necessidade de descida imediata para o nível de voo 100 ("uno zero zero"), ou seja, 10 mil pés (3 km) de altitude, indica algo relacionado à pressurização da aeronave, pois nesta altitude há condições minimamente adequadas de pressão para respirarmos sem auxílio de máscara de oxigênio".

Explica que a aeronave pousou em segurança cerca de 45 minutos após o início da descida. Em resposta ao site especializado em voos, a "Azul Linhas Aéreas informou que o voo AD4001 precisou voltar ao aeroporto de origem por questões técnicas identificadas após a decolagem, com o pouso acontecendo em segurança e os clientes desembarcando normalmente".

Autor(a): BZN



últimas notícias