Saúde

Yoga: entenda o poder transformador da prática

24 JUN 2022

Foto: Divulgação

Com mais de 5 mil anos de existência, a Yoga é uma prática indiana que que se difundiu pelo mundo e, na última década, tomou conta das academias no Rio Grande do Norte, ganhando cada vez mais interessados pelo exercício que une corpo, mente e espírito. Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Yoga (21 de junho), professoras e alunas são unânimes em destacar o poder transformador da prática.

Com múltiplas escolas de pensamento, quem explica como a Yoga funciona é a potiguar Monique Galvão. Professora da modalidade Iyengar há quatro anos na academia Bodytech Tirol, em Natal, Monique explica que o que torna a prática única é a inclusão. “O norteador da escola é literalmente pensar em uma yoga que seja para todos. Por isso, usamos os props, que são materiais feitos para ajudar qualquer pessoa a fazer as posturas corretamente”, explica Monique. 

Cynthia Sara, professora da modalidade Hatha, também Bodytech Tirol, explica que o foco da escola é principalmente nas posturas, técnicas de respiração e em dar autonomia para os yogi.

No Hatha, o uso dos props é substituído pela experimentação com óleos essenciais e sons relaxantes de natureza, tudo para imergir os participantes em uma atmosfera de calma de autoconhecimento.

Foco no momento, controle da respiração e conexão com o lado espiritual são essenciais principalmente em um contexto moderno de cobranças e prazos, e são exatamente essas práticas que o Yoga propõe. Através de posturas, técnicas de respiração e uma espécie de meditação guiada, as praticantes ganham um momento de paz e tranquilidade.to de paz e tranquilidade.

Autor(a): Redação



últimas notícias