21 MAI 2025
Alunos dos cursos de Técnico em Informática para Internet e Técnico em Enfermagem do Senac RN desenvolveram uma plataforma digital voltada ao cadastro de doadoras para bancos de leite humano. A iniciativa vai beneficiar diretamente as atividades do Hospital Dr. José Pedro Bezerra, referência no atendimento neonatal em Natal. O sistema, batizado de “Vida em Gotas”, é fruto de uma parceria entre o Senac RN e a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), com lançamento oficial ocorrido nessa segunda-feira (19), no auditório do hospital.
O projeto foi idealizado como parte do componente integrador da formação técnica dos estudantes, que identificaram, a partir de observações práticas, a dificuldade enfrentada na captação de doadoras para o banco de leite do hospital. A partir desse diagnóstico, os alunos mobilizaram esforços para propor uma solução digital capaz de conectar de forma mais eficiente os bancos de leite às potenciais doadoras.
“A partir dessa percepção, surgiu a ideia de unir esforços por meio de uma parceria entre o hospital e a instituição para desenvolver estratégias de intervenção diante dessa problemática”, explicou Juscelino Messias, instrutor do eixo de Tecnologia da Informação do Senac RN.
A plataforma pode ser acessada pelo site vidaemgotas.com.br e oferece uma navegação intuitiva, com conteúdos educativos sobre a importância da doação de leite humano, notícias atualizadas, sistema de cadastro de doadoras e geolocalização para facilitar a identificação dos postos de coleta mais próximos.
Para o diretor regional do Senac RN, Raniery Pimenta, o “Vida em Gotas” é um exemplo de como a educação profissional pode gerar impactos sociais concretos. “O projeto promove a conscientização e a conexão direta entre doadoras e os bancos de leite e, ao mesmo tempo, impulsiona o processo de aprendizado dos nossos alunos. Ele foi desenvolvido utilizando todos os recursos educacionais e tecnológicos disponíveis na instituição, trazendo o aprendizado prático e cumprindo nossa missão institucional: transformar vidas por meio da educação profissional”, destacou o gestor.
Combinando tecnologia, formação técnica e responsabilidade social, o “Vida em Gotas” representa um avanço no incentivo à doação de leite humano, fortalecendo a rede de apoio aos recém-nascidos que dependem desse gesto para sobreviver e se desenvolver com saúde.
Autor(a): BZN