07 DEZ 2021
Audição comentada do álbum Frevo do Xico
A Orquestra Frevo do Xico trouxe para a roda carnavalesca os ritmos tradicionais nordestinos e alguns essencialmente potiguares como o coco de zambê, assim como ciranda, boi e bambelô. Da mistura de batidas ancestrais com a orquestra nasceu músicas autorais como Frevo da Burrinha, Pega Jaraguá, Segure o Coco e Boi do Xico, compostas pelos produtores Jubileu Filho e maestro Chico Bethoven, em parcerias com Cleudo, Khrystal, Gilvan Aiquoq e outros compositores.
Com gravações finalizadas, a Frevo do Xico vai reunir amigos e imprensa para a “Audição Comentada da Frevo do Xico", próximo sábado (11), às 10h, na Alecrim Musical (@alecrimmusical), localizada na Av. Presidente José Bento, 532, Alecrim. O encontro é aberto ao público e contar´com participação de músicos que participaram da gravação e compositores. Será servido um brunch com direito a sorteio de produtos da loja de instrumentos musicais. A realização é da Beju Produções.
A audição dá o pontapé para o lançamento do álbum que antecipa o Carnaval de 2022. O álbum Frevo do Xico - Nossa Tradição foi premiado no edital de Economia Criativa do Sebrae-RN 2021. “Vamos compartilhar com as pessoas esse trabalho que nos surpreendeu pela riqueza musical. Utilizamos instrumentos que fazem parte do contexto de cada ritmo, tudo adequado a uma sonoridade moderna, dançante e sofisticada”, comentou Bethoven.
Entraram em estúdio Chico Bethoven, Jubileu Filho, Arquimedes no sax barítono, Raissa e Vandinho Amaro no Trompete, Isaac na Tuba, Diego Medeiros na bateria, Alessandra, Andinho e Laerte no Trombone. Também participaram da gravação o embaixador da Redinha Alexandre Peter cantando Ginga com tapioca, composição de Chico Bethoven e Leão e Gilvan Aiquoc tocando pandeiro nos cocos, como também divide a autoria da música "Benzer" com Chico Bethoven.
Compositores
O projeto ainda conta com parcerias de artistas e compositores que já dialogavam com vários ritmos regionais, como Khrystal Saraiva, Ivando Monte, Cleudo Freire, Leão Neto, Gilvan Aiquoq e Gilberto Cabral. Frevo do Xico - Nossa tradição fica a cargo dos irmãos Beju, Chico Bethoven e Jubileu Filho que também assinam os arranjos do disco. Além das músicas originais, tem a regravação da música Praieira, de Othoniel Menezes, com arranjos do talentoso Luiz Carlos.
Tantos carnavais
O Frevo do Xico foi formado em 2012 para atuar no carnaval de Natal e grande Natal. Desde de então puxa o desfile dos principais blocos da cidade, como o Cadê Xoxó, Se Parar Eu Caio, Banda da Praia, Poetas Carecas e Lobisomens, Banda do Siri, Petrópolis Folia, Baiacu na Vara e muitos outros. Também participa do carnaval de Parnamirim, da Praia de Pirangi. Em 2018 lançou o primeiro disco intitulado Frevo do Xico Carnaval Potiguar com financiamento do edital de economia criativa do Sebrae e no início deste ano o EP Frevo do Xico Carnaval da Redinha, através da Lei Aldir Blanc, ambos disponíveis nas plataformas digitais.
Autor(a): Redação