Política

CCJ da ALRN aprova projeto para tratamento de saúde com Cannabis

19 OUT 2021

Foto: Eduardo Maia/ALRN

Na reunião de hoje (19), os membros da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) da Assembleia Legislativa aprovaram o direito ao tratamento de saúde com produtos de Cannabis e seus derivados, de acordo com a  ementa do Projeto de Lei 149/2021, de autoria da deputada Isolda Dantas (PT).

O projeto, que segue em tramitação até ser submetido à votação no Plenário, também dispõe do incentivo à pesquisa sobre o uso medicinal e industrial da cannabis e a divulgação de informações para a população e para profissionais da área de saúde.

Explicou a parlamentar:

- Este projeto de lei tem como objetivo garantir o direito à saúde da população Norte-rio-grandense através de medidas que promovam o acesso ao uso medicinal da Cannabis, por meio de apoio a pesquisas, de promoção de campanhas educativas e de parcerias com Associações de pacientes, universidades e institutos de pesquisa. O uso medicinal já é uma realidade no Brasil e no mundo, sendo utilizado para tratar doenças como dores crônicas, epilepsia, Parkinson, Alzheimer, esclerose múltipla e câncer, dentre outras.

Mais

A propositura registra ainda que as pesquisas científicas e os relatos de pacientes e familiares indicam que o uso medicinal da cannabis proporciona controle considerável dos sintomas de doenças sem os efeitos colaterais das medicações convencionais. Isso aumenta significativamente a qualidade de vida dessas pessoas e de seus cuidadores, que passam a conseguir realizar tarefas simples do dia a dia, até então inviabilizadas pela doença e pelos efeitos colaterais de outros tratamentos.

Antes da votação, por convite da deputada Isolda, os membros da CCJ ouviram depoimentos do advogado e servidor da Assembleia Legislativa Gustavo Brito e da repórter da TV Assembleia Juliana Lobo, que fazem tratamento de filhos com o óleo da cannabis.

Destaca Gustavo:

- Tenho um filho, João Pedro, que tomou uma vacina tríplice viral quando tinha um ano e três meses e seis meses depois deixou de andar. Procurei a cannabis. Ele faz tratamento todos os dias e o resultado está sendo muito bom. Não estamos defendendo a cannabis como uso social, mas medicinal.

Relatou Juliana:

- Não tinha mais o que fazer quando passei a usar a cannabis. Ele não tinha vida e chegou a cegar com as drogas que usava antes para o tratamento. Há cinco anos que meu filho não se interna em nenhum hospital. A gente precisa da legalização para uso medicinal.

Em tempo 

Das 13 matérias relatadas e votadas, nove foram aprovadas, duas rejeitadas, uma baixada em diligência e uma teve pedido de vista. Participaram da reunião os deputados Raimundo Fernandes (PSDB), Hermano Morais (PSB), Subtenente Eliabe (SDD), Isolda Dantas (PT), Galeno Torquato (PSD) e Kléber Rodrigues (PL).

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias