Política

Consórcio Nordeste: CPI da Covid no RN aprova quebra de sigilos de Carlos Gabas

14 OUT 2021

Foto: Eduardo Maia/ALRN

Secretário-executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas foi convocado e compareceu à  CPI da Covid da Assembleia Legislativa do RN, dia 6 de outubro. 

Maaasss…solicitou ao Tribunal de Justiça para permanecer calado. Direito concedido, ele só abriu a boca para afirmar que não responderia nada. E os membros da comissão ficaram sem saber sobre a compra, com pagamento adiantado, de 300 respiradores nunca entregues. O que custou aos cofres dos governos do Nordeste cerca de R$ 48 milhões - R$ 4,9 milhões do RN.

Pois bem

Hoje (14), a CPI aprovou a quebra dos sigilos telefônico, telemático, bancário e fiscal de Carlos Gabas. 

O requerimento do presidente da CPI, Kelps Lima (Solidariedade), foi aprovado por unanimidade pelos membros presentes: Francisco do PT, que é o relator, Gustavo Carvalho (PSDB) e Ubaldo Fernandes (PL), suplente do deputado George Soares (PL) na comissão.

Porém 

Ao apresentar o requerimento, Kelps disse que os dados que justificavam a quebra do sigilo das informações são confidenciais e somente os parlamentares terão acesso, assim como aos dados que forem repassados à CPI pelas instituições.

O período dos dados que serão solicitados também não foram expostos pela CPI, que vai oficiar as instituições devidas para que as informações sejam repassadas à comissão.

Depoimentos

Ainda na reunião, os deputados ouviram mais dois depoimentos sobre contratos investigados pela CPI. O ex-subcoordenador de Serviços Gerais da Sesap Carlos Thomas Araújo da Silva falou sobre o processo de busca para a contratação de empresa do Piauí para realização de inquérito sorológico. Além dele, que falou como testemunha, a CPI ouviu na condição de convidado Ângelo Giuseppe Costa, servidor da PPGScol/UFRN, que participou da discussão sobre a necessidade do inquérito.

Ambos responderam a questionamentos, principalmente, sobre os motivos pelos quais o inquérito precisou ser realizado, sobre como foi a escolha da empresa, os motivos pelos quais as empresas de pesquisa do RN não foram contatadas e se a não realização de parte dos testes necessários prejudicou a pesquisa.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias