Política

Cremern pede na Justiça que leitos criados para covid sejam mantidos após a pandemia

04 MAI 2021

Foto: Cremern

O Conselho Regional de Medicina do RN (Cremern) foi à Justiça solicitar que os leitos de UTI criados pelo governo potiguar para os casos de covid-19 sejam mantidos e se evite o que "ocorreu no final da primeira onda", em que o Estado desativou alguns.

Na Ação Civil Pública, que tramita na 4ª Vara Federal, pede que os leitos abertos durante a pandemia fiquem tutelados na referida ação, o que garantirá que o fechamento dos leitos de UTI só será possível com autorização judicial.

Segundo o Cremern, 135 novos leitos de UTI foram abertos nos últimos anos por meio de ACP que existe desde 2012, período em que "muitas negociações aconteceram com vários governos".

Informa que em audiência realizada hoje (4), a juíza Gisele Leite determinou que o governo estadual apresente informações sobre o que pretende reverter de UTI Ccovid-19 para UTI geral. 

E marcou uma nova audiência para a manhã do dia 17 de junho, com a finalidade de deliberar sobre o pleito. Também determinou que a Prefeitura de Natal informe sobre qual o número de leitos de UTI covid-19 existentes e quais serão revertidos para UTI geral.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias