Tecnologia

DataSebraeRN: plataforma reúne indicadores das MPE’s potiguares

22 DEZ 2021

Foto: Reprodução

A partir de agora o empreendedor potiguar terá à disposição uma visão geral e completa sobre o mercado e o setor onde atua. O Sebrae no Rio Grande do Norte colocou no ar uma plataforma que condensa em um mesmo ambiente virtual os principais números e informações sobre a economia potiguar, em especial sobre os pequenos negócios. Trata-se da DataSebraeRN, uma ferramenta que reúne diversas informações que podem ser úteis para o planejamento de um negócio ou na tomada de decisão. A plataforma está disponível para consultas aqui.

Os principais indicadores contidos no DataSebraeRN se referem ao mercado de trabalho, inflação, empregabilidade, balança comercial, PIB e arrecadação de impostos no estado. Não se limitando a isso, agrega também as pesquisas desenvolvidas pela área de estudos e pesquisas da instituição no RN, o que permite compreender a dinâmica de mercado dos segmentos específicos de interesse dos empreendedores.

“Já tínhamos essas informações, mas estavam desagregadas e muitas vezes indisponíveis para acesso dos empreendedores, seja por não estar disponível em meio digital, estar acessível em sites diferentes. Agora, estão centralizadas em uma unidade específica do Sebrae. Todas as informações estão em um só lugar”, explica o analista técnico e gestor da área de Estudos e Pesquisas do Sebrae-RN, Paulo Ricardo Bezerra.

Isso porque, ao acessar, o empreendedor pode escolher as seções. No "RN em números", são disponibilizados os principais dados sócio econômicos do RN relacionados ao mercado de trabalho, inflação, emprego e balança comercial, por exemplo. Na aba "De olho no mercado", são apresentadas as pesquisas desenvolvidas pela área de estudos e pesquisas. Já a seção "O Sebrae em números" é um repositório dos indicadores estratégicos da instituição, porém, o acesso é restrito aos técnicos e consultores do Sebrae-RN.

“Esses dados são fundamentais para quem vai propor um projeto, realizar orientação empresarial ao cliente, comunicação assertiva junto ao público-alvo do projeto e conhecimento dos indicadores. O atendimento acaba sendo feito de forma assertiva para os anseios do empresário e em conformidade com as estratégias da instituição”, expõe Paulo Bezerra.

Indicadores da economia potiguar

No entanto, o empresário e potencial empreendedor tem outras funcionalidades à disposição. O DataSebraeRN traz um painel interativo com informações de empregabilidade do Rio Grande do Norte, universo dos pequenos negócios, impostos, PIB e população, além de uma área com uma biblioteca digital com e-books, softwares, pesquisas para apoiar a tomada de decisão.

Na visão do analista, com essa ferramenta, a sociedade, seja um empreendedor, potencial empresário, universidades, estudantes e jornalistas, fica munida de informação precisa, tornando mais fácil decidir sobre a viabilidade de um negócio, ter conhecimento dos diversos segmentos de mercado, avaliar a viabilidade do empreendimento e necessidade de análise da conjuntura econômica do Rio Grande do Norte.

A alimentação dos dados na plataforma é feita por meio de mineração de dados das diversas plataformas que produzem informações oficiais de mercado e convertidas em dashboards e infográficos, assim como por meio da inserção de estudos individualizados pela área de estudos e pesquisas do Sebrae-RN.

Autor(a): Redação



últimas notícias