Mundo

Diante do massacre em Bucha, UE anuncia novas sanções contra a Rússia "com urgência"

04 ABR 2022

Foto: Twitter

Diante do massacre na cidade ucraniana de Bucha pelas forças do Kremlin, a União Europeia anunciou hoje (4) que vai preparar novas sanções contra a Rússia "com urgência".


Chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, em comunicado assinado por 27 autoridades, Josep Borrell

 garante que continuará a apoiar "firmemente" a Ucrânia, e ajudará a recolher provas para que os responsáveis pelos "massacres" sejam levados à justiça internacional. 


Destacou que as “autoridades russas são responsáveis por essas atrocidades, cometidas enquanto estavam no controle efetivo da área. Estão sujeitos ao direito internacional de ocupação”. 


Presidente da França, Emmanuel Macron pediu que as novas sanções atinjam o setor de carvão e petróleo. 


Tristeza 


A Ucrânia elevou nesta segunda para 340 o número de civis enterrados em Bucha, uma cidade nos arredores de Kiev, após a retirada das tropas russas. Afirma que amanhã (5) levará o caso ao Conselho de Segurança da ONU. 


E então


A Rússia disse que fará o mesmo hoje, sobe a sustentação de que as imagens divulgadas são uma "montagem" organizada pelos serviços secretos ucranianos e uma "provocação". 


Em tempo


As autoridades ucranianas informam que reabriram vários corredores humanitários para evacuar os cidadãos nas áreas mais atingidas pela ofensiva do Kremlin, enquanto as tropas russas bombardearam Mikolaiv e Odessa, duas cidades ao longo do Mar Negro.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias