Política

Eita! Que o TSE colocou no ar os veículos que publicam boatos sobre eleições

09 MAI 2022

Já em 2018, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) colocou no ar esclarecimento sobre o que era falsa a informação que corria por WhatsApp de que o "eleitor que, durante a sequência de votação, for anulando voto por voto, escolhendo somente o candidato a presidente, terá todos os seus votos anulados, mesmo o de presidente. Nessas situações, o voto seria considerado parcial e, por isso, anulado".

E esclareceu que o "eleitor pode, sim, escolher votar apenas para presidente. O voto não é invalidado se o eleitor votar em um só cargo e optar por nulo ou branco nos demais. Vale lembrar que o voto em branco ocorre quando o eleitor escolhe a opção da tecla específica de cor branca e confirma na urna eletrônica. Já o voto nulo ocorre quando o eleitor digita um número que não corresponde a nenhum candidato ou partido político oficialmente inscrito. Votos brancos e nulos são computados para fins estatísticos, mas não são considerados votos válidos".

Pois bem

Ainda no combate à desinformação, ampliou em 2020 o esclarecimento de informações relacionadas ao processo eleitoral com a página Fato ou Boato, que "fomenta a circulação de conteúdos verídicos e estimula a verificação por meio da divulgação de notícias checadas, recomendações e conteúdos educativos".

A iniciativa hoje mobiliza mais de 70 instituições, entre partidos políticos e entidades públicas e privadas, e desmente seja qual for o veículo que informou erroneamente sobre eleições.

Confira a página aqui e saiba quem diz a verdade ou propaga boato.


Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias