Economia

Enquanto a economia mundial agoniza, o Brasil combate a inflação, analisa Ricardo Amorim

19 JUL 2022

Foto: Ricardo Amorim

O renomado economista Ricardo Amorim publicou em sua redes sociais sobre o atual cenário econômico mundial, com destaque para o Brasil, que deu freio de arrumação na inflação com a decisão do Banco Central de elevar a taxa de juros.


Íntegra da análise do economista:


- Há um ano, a inflação no Brasil era muito mais alta do que na grande maioria dos países do mundo. Para evitar que ela continuasse em rápida elevação, corroendo o poder de compra dos brasileiros, o Banco Central brasileiro teve de elevar muito a taxa de juros, pisando no freio da oferta de crédito e do crescimento da economia.


O tratamento funcionou, a alta da inflação desacelerou e, mais recentemente, a inflação deu sinais de que já pode começar a estar caindo. A contrapartida é que o efeito colateral do combate à inflação no país foi um crescimento econômico pífio em 2021, muito abaixo do da maioria dos outros países.


De lá para cá, enquanto a inflação parou de se acelerar por aqui, ela se acelerou rapidamente no resto do mundo, tornando-se um problema global. Com isso, a grande maioria dos países começou a fazer recentemente, o que o Brasil já fez em 2021: subir muito a taxa de juros. 


A consequência é que enquanto a economia mundial e, particularmente as economias europeia e americana estão passando por fortes contrações, a economia brasileira acelerou seu crescimento desde o início deste ano.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias