Economia

Especialistas apontam valorização imobiliária e destacam perspectivas promissoras para 2025

08 JAN 2025

Foto: Diogo Moreira/Governo de São Paulo

Com o início de um novo ano, muitas pessoas começam a renovar suas esperanças, a repensar seus planos e objetivos financeiros e estabelecem metas. Para além de pagar contas, as pessoas querem realizar sonhos, concretizar planos e ter mais segurança. Entre os objetivos mais comuns está o sonho de comprar um imóvel seja ele para moradia ou investimento. 

Dados recentes reforçam que investir em imóveis em 2025 pode ser uma decisão estratégica. O índice FipeZap, elaborado pelo DataZap em parceria com a Fipe, revelou uma alta de 7,34% nos preços de venda de imóveis residenciais em diversas cidades do país no período de 12 meses encerrado em novembro de 2024, superando a inflação acumulada no mesmo intervalo. 

Além disso, o Índice Geral do Mercado Imobiliário Residencial (IGMI-R), divulgado pela Abecip, também aponta para uma valorização real no setor, ou seja, um aumento dos preços que supera a inflação, destacando a atratividade do mercado imobiliário como investimento sólido e rentável. 

O economista Jucelino Lopes avalia que, mesmo diante de desafios econômicos, os imóveis permanecem como uma das opções mais seguras e atrativas para o médio e longo prazo. “A demanda por imóveis residenciais é crescente e resiliente, principalmente em áreas com boa infraestrutura e localização privilegiada. Isso garante valorização no médio e longo prazo e rendimentos atrativos que acompanham a inflação, caso o objetivo seja alugar para terceiros”, explica. 

Paulo Toledo, CEO da CIA Multi Plataforma de Inteligência Imobiliária, reforça que o mercado imobiliário continua sendo uma excelente opção, mas salienta a importância de uma análise criteriosa na hora da escolha “Sem dúvida nenhuma, investir em imóveis continua sendo a melhor opção a médio e longo prazo. Quem investe no mercado imobiliário, isso vem se mantendo há décadas em todo o país, nunca perde dinheiro; a gente sempre ganha dinheiro. Isso ocorre porque ao longo do tempo o valor dos imóveis tende a valorizar, mas é fundamental entender que o mercado imobiliário opera sobre a lógica do microclima, ou seja, conforme as particularidades de cada cidade e bairro”, explica. 

O Economista Jucelino Lopes ressalta que a localização é determinante para a valorização e atratividade de um imóvel, sendo influenciada por fatores como infraestrutura consolidada, mobilidade, segurança e vias de acesso, que garantem mais confiança ao investidor. “Regiões com expectativa de desenvolvimento e infraestrutura consolidada sempre oferecem mais segurança ao investidor”, destacou. 

Mercado de alto padrão em ascensão em 2025

Nos últimos anos, o segmento de imóveis de alto padrão tem mostrado um crescimento expressivo. Com consumidores cada vez mais exigentes e em busca de exclusividade, sofisticação e qualidade de vida, os imóveis de luxo despontam como uma tendência sólida. 

Segundo o Indicador de Confiança do Setor Imobiliário Residencial, produzido pela Deloitte em parceria com a Abrainc, o segmento de Médio e Alto Padrão manteve estabilidade em 2024. Além disso, os preços dos imóveis registraram uma alta média de 4,7% no segundo trimestre do ano, reforçando a atratividade do setor. 

Ainda segundo o economista Jucelino Lopes, o crescimento das cidades tem ampliado a parcela da população com maior poder aquisitivo, o que eleva a procura por imóveis mais amplos, confortáveis e seguros. “A pandemia também reforçou a valorização de espaços maiores, o contato com a natureza e serviços exclusivos, tornando esses atributos essenciais para quem busca qualidade de vida”, destaca Lopes. 

Essa nova visão de qualidade de vida foi o que motivou o médico Lionaldo Duarte a adquirir um apartamento no Vistamar, empreendimento de alto padrão desenvolvido pela Espacial Incorporações, localizado no bairro de Capim Macio. “Assim que entrei no imóvel me apaixonei. O material de construção, a distribuição dos cômodos e, principalmente, a inclinação dos quartos foram pontos altos. A localização, para mim, foi o principal: Capim Macio é um bairro vibrante, em crescimento e muito bem localizado. Na minha opinião, aquela quadra é uma das melhores da região, se não a melhor”, contou ele. 

Uma visão de futuro 

João Guimarães Neto, Diretor da Espacial Incorporações, acredita que o crescimento do mercado imobiliário está atrelado a mudanças no perfil dos consumidores e na percepção de valor dos imóveis. “O mercado imobiliário vem crescendo de forma sustentável porque atende a duas grandes necessidades: a de segurança para quem deseja construir patrimônio e a de conforto para quem busca qualidade de vida. Decidir investir em imóveis significa apostar em um setor resiliente, que oferece oportunidades tanto para quem deseja morar quanto para quem busca rentabilidade com locação. O mercado imobiliário tem se mostrado resiliente e promissor, e 2025 será um ano fértil para novos lançamentos, especialmente após a estabilidade conquistada em 2024." 

O setor imobiliário, seja para moradia ou investimento, continua oferecendo não apenas uma oportunidade de valorização financeira, mas também a chance de realizar sonhos e transformar vidas. Em um cenário econômico de tantas incertezas, poucos investimentos conseguem oferecer o mesmo nível de solidez e atratividade que os imóveis – um patrimônio que, além de financeiro, é emocional e duradouro.

Autor(a): BZN



últimas notícias