Mundo

EUA revogam visto de médico brasileiro que celebrou morte de Charlie Kirk

14 SET 2025

Foto: Reprodução

O vice-secretário de Estado dos Estados Unidos, Christopher Landau, anunciou nesse sábado (13) que determinou a revogação do visto de um médico brasileiro que comemorou nas redes sociais o assassinato do ativista conservador americano Charlie Kirk.

Em publicação no X, Landau afirmou ter ordenado ao chefe de Assuntos Consulares que cancele o visto, caso o médico possua o documento, e que seja colocado um alerta para que ele não obtenha autorização de entrada no país no futuro.

“Vi muitos comentários nas redes sociais sobre o episódio, mas este, vindo de um neurocirurgião brasileiro, é assustador”, declarou Landau, ao reproduzir o comentário do médico: “Um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical”. O diplomata também questionou se o médico teria honrado o juramento da profissão.

Repercussão

O neurocirurgião Ricardo Barbosa, autor da postagem, foi desligado de forma definitiva da Recife Day Clinic, onde atuava. A instituição declarou que a fala não condiz com seus “valores e princípios”.

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) confirmou ter recebido denúncia sobre o caso e informou que abrirá apuração. Já a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia repudiou o comentário e disse estar “adotando as medidas cabíveis”.

Autor(a): BZN



últimas notícias