19 MAI 2022
Em reunião hoje (19) com representantes de motoristas por aplicativo e trabalhadores do segmento, na sede da Fecomércio RN, em Natal, foi apresentada pesquisa que mapeou o perfil dos usuários de transporte por aplicativo em Natal, numa iniciativa inserida no projeto Ecossistemas de Competitividade e Inovação em Comércio e Serviços (ECICS) da entidade.
Pois bem
O levantamento indicou que no final de 2021, os motoristas por aplicativo procuraram a instituição para relatar as dificuldades e necessidades do setor. Ocasião em que foi solicitada uma análise de como o Sistema Comércio poderia auxiliar nas demandas e como elas podem impactar positivamente no desenvolvimento da atividade na capital-potengi.
Presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz relatou:
- Acionamos a nossa Diretoria de Inovação e Competitividade para atender aos pleitos da categoria e abrir diálogo com esse importante segmento. A atividade dos motoristas por aplicativo está cada vez mais presente na vida das pessoas, por isso, a pesquisa que entregamos hoje traz insumos importantes para que o setor entenda cada vez melhor o seu público e possa pensar novas estratégias.
Dados
A pesquisa ouviu 605 usuários de transporte por aplicativos, residentes em Natal, no mês de março, para identificar os hábitos de consumo, aplicativos mais utilizados, frequências de uso, gastos, e principais problemas enfrentados na utilização do serviço. A margem de erro é de 3% e confiança de 95%
Em média, 80% dos natalenses já usaram, pelo menos uma vez, os serviços de transporte por aplicativos.
Das pessoas ouvidas, cerca de 42,31% afirmaram que utilizam o serviço para lazer, enquanto 21,16% dos usuários acionam o transporte por aplicativo para trabalho. Perguntados sobre a frequência indicam que 27,27% das pessoas usam o serviço de duas a seis vezes por semana, enquanto 19,83% dos entrevistados usam apenas uma vez a cada semana.
Para 27,93%, a principal motivação para utilizar o transporte por aplicativo é a economia de tempo. Em segundo lugar aparecem facilidade e conforto, com 26,12%. Segurança e preço representam 15,54% e 13,72%, respectivamente. A pesquisa da Fecomércio RN também constatou que 42,15% dos usuários avaliam positivamente o serviço de uma forma geral, com notas entre 9 e 10.
Dos principais problemas relatados pelos entrevistados:
Cancelamento (62,91%)
Espera (48,55%)
Preço (18%).
Mais
Diretor de Inovação e Competitividade da Fecomércio RN, Luciano Kleiber destacou:
- Estamos tratando de um setor que emprega muitas pessoas e, portanto, complexo. Nós também estamos junto aos motoristas de aplicativos trabalhando na articulação de ajustes para a melhoria no projeto que regulamenta a atividade.
Nos próximos passos, a Fecomércio prevê a elaboração de um novo levantamento para calcular as cifras que o segmento de transporte por aplicativos movimenta na economia potiguar
Representante dos motoristas, Humberto Floriano agradeceu a disponibilidade da Federação para elaboração da pesquisa e avaliou: "Esse é apenas um primeiro passo na construção dessa parceria que, certamente, ajudará nossa atividade".
Autor(a): Eliana Lima