Economia

Fecomércio Rio Grande do Norte apoia iniciativas sustentáveis

25 OUT 2021

Foto: Divulgação

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio RN) está apoiando iniciativas sustentáveis praticadas em Natal e em municípios no interior do estado. A primeira é o projeto Natal Limpa e Sustentável, promovido pela Prefeitura do Natal e coordenado pela Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), com a distribuição de coletores de eletroeletrônicos. 

Os coletores estão espalhados na sede da Prefeitura, na Cidade Alta; na Urbana, nas Quintas; no Parque da Cidade; e nas secretarias municipais de Administração (Semad), de Urbanismo (Semurb), da Mulher (Semul), de Serviços Urbanos (Semsur), de Habitação (Seharpe) e na Procuradoria Geral do Município (PGM); e no Partage Norte Shopping (2º Piso). 

Também é possível fazer a coleta de eletroeletrônicos em domicílio com o serviço Ecozap. O serviço do Ecozap funciona para toda Natal, através de agendamento, por aplicativo de mensagens, com o cidadão enviando foto do resíduo, endereço para coleta, nome do responsável, que deverá estar no local e receber a equipe de coleta. O prazo máximo para coleta do resíduo é de até 72 horas. O Ecozap funciona no número 99966-4010, e o material coletado pode ser desde um celular antigo, impressora, até, por exemplo, um resíduo do tamanho de uma máquina de lavar, por esse motivo a importância do envio da foto. 

Além disso, as secretarias do município estão recebendo Big Bags, que são sacas contentoras feitas para transportar volumes e suportam até 150 kg de papel inservíel, desenvolvidas pela CoopCicla (Cooperativa de Materiais Recicláveis da Cidade de Natal. Garrafas pets, preferencialmente higienizadas, também podem ser coletadas. 

Destinação de lâmpadas - A Fecomércio RN também apoia a iniciativa de destinação de lâmpadas, que não devem ser descartadas em lixo comum. A Reciclus, empresa paulista, instalou coletores de lâmpadas em 30 pontos do Rio Grande do Norte (confira aqui https://reciclus.org.br/pontos-de-entrega-lista-completa/), e deseja expandir para as cidades de Assú, Caicó, Macaíba, onde a Federação possui sindicatos filiados. 

O sistema de logística reversa tem o objetivo de criar uma rede de postos de coletas, armazenamento, e transporte, garantindo a destinação final adequada das lâmpadas, além de poderem ser reaproveitadas pela indústria. 

Autor(a): Aura Mazda



últimas notícias