05 ABR 2022
Em cerimônia na sede da B3, no centro de São Paulo, a família Rocha celebrou hoje (5) a migração das ações do Grupo Guararapes (GUAR3) para o segmento Novo Mercado da B3.
Ocasião com participação de Mario Palhares, vice-presidente de Operações – Negociação Eletrônica e CCP da B3, e a alta liderança do GUAR3: os irmãos Flávio Rocha, presidente do conselho de administração, Élvio Rocha e Anne Rocha, membros do conselho de administração, com a filha Marcela Kanner; além de Oswaldo Nunes, CEO, Túlio Queiroz, CFO, e outros executivos da Companhia, mais convidados.
Nas redes sociais, Flávio Rocha comemorou:
- Hoje iniciei o dia tocando o sino na BOVESPA. Um marco na nossa história. Aos setenta e cinco anos de existência, dos quais cinquenta e dois como empresa de capital aberto, chegamos ao mais alto nível de Governança do Mercado de Capitais. Guararapes/Riachuelo no Novo Mercado.
Na página do B4, Flávio destaca:
- A migração para o Novo Mercado reforça o comprometimento do Grupo Guararapes com seu processo de evolução e amadurecimento da governança da Companhia. Contamos com membros independentes no conselho e atuaremos no mais alto nível de governança corporativa, pautados pela transparência e focados no crescimento sustentável do negócio.
Considera Mario Palhares, da B3:
- Sabemos a importância dessa migração para a companhia e como o tema governança corporativa está cada vez mais no centro das discussões das companhias em todo o mundo. Falar de governança corporativa é falar de objetivos e visão de longo prazo: ao aprimorar o modelo de governança, os processos e a gestão de risco, as companhias podem seguir suas estratégias de crescimento com segurança, transparência e ética.
Modelo
Na página da internet, a B3 informa:
- Lançado no ano 2000, o Novo Mercado estabeleceu desde sua criação um padrão de governança corporativa altamente diferenciado e firmou-se como um segmento destinado à negociação de ações de empresas que adotam, voluntariamente, práticas de governança corporativa adicionais às que são exigidas pela legislação brasileira. A listagem nesse segmento especial implica a adoção de um conjunto de regras societárias que ampliam os direitos dos acionistas, além da divulgação de políticas e existência de estruturas de fiscalização e controle.
Com a migração do segmento de listagem, a Guararapes se torna a 204ª empresa a ingressar no Novo Mercado da B3.
E conta sobre a Guararapes:
- O Grupo Guararapes (GUAR3), controlador da Riachuelo e Midway Financeira, além de duas fábricas em Natal e em Fortaleza, anunciou esta semana a sua migração para o segmento de listagem no Novo Mercado da B3, o que possibilita a ampliação da negociação de ações da companhia.
Para iniciar o processo de migração para o Novo Mercado e a implementação da nova estrutura de governança corporativa, o Conselho de Administração autorizou a Diretoria do Grupo Guararapes a iniciar as tratativas com a B3, com o objetivo de conquistar as autorizações necessárias à listagem das ações da companhia no Novo Mercado.
Após aprovação da Bolsa, o Conselho de Administração da companhia deve convocar uma Assembleia Geral Extraordinária para deliberar sobre a reforma do estatuto social da empresa, além da adesão às regras do Novo Mercado.
Autor(a): Eliana Lima