11 AGO 2024
Inácio José Salustino Soares, conhecido carinhosamente por Gê Salustino, é um homem apaixonado pela família e pela história dos avós Tereza e Tomaz Salustino, dois grandes nomes da história do Rio Grande do Norte, especialmente Currais Novos.
E neste domingo (11) em que se comemora 139 anos de nascimento da avó, transcrevo a homenagem que ele escreveu, sob o título “11 de agosto especial”:
- Dia 11 de agosto de 1885 nasceu na fazenda Aba da Serra (Acari) uma mulher sublime, que durante sua vida encantou a todos.
Perdeu a mãe aos 08 anos e foi criada pelo Cel. José Bezerra, seu pai, que era a grande liderança do Seridó, bisneto do capitão-mor Galvão, fundador de Currais Novos.
Em 1910, Dona Tetê esteve presente com três filhos menores na formatura do esposo Thomaz, onde percorreram a cavalo um longo caminho de 180 km, de Currais Novos a Guarabira, depois seguindo de trem para Recife, onde assistiu à formatura de Thomaz em bacharelando em Direito.
Em 1912, passou a residir na Fazenda Barra Verde, até 1941. Neste período contratou uma professora para a educação dos filhos, depois vieram no total de dez, onde saíram para estudar em outros centros onde conseguiu formar todos eles.
Dona Tetê por onde passou sempre exerceu a caridade, a bondade, a humildade e, principalmente, a solidariedade com o povo carente, sua casa era sempre cheia, foi uma verdadeira companheira e amiga da pobreza.
Mulher admirada e respeitada por todos, sua vida nesta terra foi marcada pela ação de Deus, onde familiares foram beneficiados, não só pelo que ela fez por eles, mas pelo que herdaram de seus ensinamentos.
Sua descendência é formada por 10 filhos, 45 netos, 130 bisnetos, 165 trinetos, 45 tataranetos e 265 parentes por afinidade.
Hoje, 11 de agosto de 2024, lembramos e celebramos 139 anos do nascimento dessa extraordinária e especial mulher seridoense.
“As pessoas queridas e amadas jamais morrem, poís ficam para sempre nos nossos corações".
Homenagem de seu neto Inácio José Salustino Soares
Autor(a): BZN