Economia

Imposto de Renda: especialista potiguar comenta quais erros são mais comuns entre os contribuintes

10 ABR 2023

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Com a chegada do período de prestar contas com a Receita Federal, os cidadãos que se enquadram nas categorias que obrigam a preencher o formulário do Imposto de Renda precisam ter muita atenção. A professora e coordenadora do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Universidade Potiguar (UnP), Rossana Medeiros, destaca o que é mais comum passar desapercebido pelo contribuinte.

Um dos casos mais comuns é a omissão de rendimentos. “O indivíduo se esquece ou omite a informação de que prestou um serviço como autônomo, por exemplo. Com o envio da informação do pagamento do tomador do serviço, no ato do cruzamento das informações haverá disparidade”, explica Rossana.

Despesas com consultas médicas, exames e internações estão em outra categoria de destaque. “Se houve um atendimento médico é preciso que haja comprovação do pagamento. Muitas vezes o contribuinte declara o gasto em tratamento com saúde, mas não guarda recibo ou nota fiscal. O ideal é guardar esses comprovantes em local de fácil acesso no caso de solicitação da Receita Federal”, lembra a coordenadora do NAF.

Para quem recebe pensão alimentícia, independentemente do valor, precisa declarar, uma vez que o pagador pode incluir este custo na sua declaração na categoria Pagamentos Efetuados. Outra categoria que merece atenção é a de bens como casa ou carro. Esses itens não podem ter seus valores alterados no ato da declaração para se enquadrarem no valor do mercado do ano vigente.

Mutirão gratuito

Está em curso na UnP um projeto que auxilia a população no correto preenchimento da declaração do Imposto de Renda. O “Mutirão de Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física” é uma iniciativa do NAF e está realizando atendimentos nas unidades Salgado Fillho e Zona Norte até o dia 25 de maio.

Para ter acesso ao serviço, os interessados devem se cadastrar por meio de formulário on-line, disponível no link. Após o cadastro, a equipe do NAF entrará em contato para confirmar o atendimento, que acontecem nas terças, quartas e quintas-feiras, das 16h às 19h.

O Mutirão da UnP é destinado para pessoas com vulnerabilidade econômica e que estejam enquadradas no seguinte perfil: possuir uma única fonte de rendimento; rendimentos não superiores a R$ 40 mil anuais, sem movimentações de investimentos e ganhos de capital.

Autor(a): Redação



últimas notícias