Política

Incoerências de dom Alberto Taveira sobre presença política no Círio de Nazaré

13 OUT 2024

Foto: A nota do arcebispo em 2022, Lula em 2024, o governador Helder Barbalho, o candidato Norrmando

Em 2022, diante da presença do então presidente Jair Bolsonaro (PL) no Círio de Nazaré, dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo Metropolitano de Belém (PA), emitiu nota enfatizando a importância da celebração religiosa em um ambiente de paz e serenidade e afirmando que a responsabilidade de acesso ao navio Garnier Sampaio era totalmente da Marinha do Brasil, e que a presença de Bolsonaro não foi a convite da Arquidiocese ou da Diretoria da Festa de Nazaré.


Sublinhou que a Arquidiocese não permite a utilização política ou partidária dos eventos do Círio de Nazaré, embora reconhecesse a liberdade de participação de qualquer cidadão.


Pois bem!


Nesta semana, a comunicação do governo federal informou sobre a presença do presidente Lula da Silva (PT) e Janja nas celebrações do Círio, em Belém, no Pará, e na manhã desse sábado (12) ele esteve na romaria fluvial, e, à noite, na cerimônia de passagem da imagem da padroeira da cidade na Transladação.


Lula abriu a romaria com a colocação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré em uma caixa de vidro, a bordo do navio Garnier Sampaio, atracado no Trapiche de Icoaraci. A embarcação militar liderou a procissão, que contou com cerca de 400 barcos.


Ocasião com presença também de políticos como o governador do Pará, Helder Barbalho, aliado de Lula; os ministros do governo petista Celso Sabino (Turismo) e Jader Barbalho Filho (Cidades), entre outras autoridades.


E dom Alberto Taveira ainda não emitiu nota sobre essa força política no Círio.


Pois é!


Dirão que em 2022 Bolsonaro era candidato à reeleição.


Só que nestas eleições municipais em Belém estão na disputa do segundo turno para prefeito os candidatos Igor Normando (MDB) e Éder Mauro (PL).


Normando foi lançado pelo partido com o apoio do governador Helder Barbalho (MDB) e do ministro Jader Barbalho Filho, que é presidente da sigla no Pará. 


Éder Mauro é candidato do partido de Bolsonaro.


Em tempo


Sem falar que a imagem de Lula fervoroso católico pode colar na imagem do psolista Guilherme Boulos em São Paulo, que, segundo pesquisa Atlas/CNN, tem vantagem sobre Ricardo Nunes (MDB) no eleitorado agnóstico/ateu e também entre os eleitores de outras religiões (que não são católicos, evangélicos, ateus ou agnósticos). 


Ou seja.


Helder Barbalho e a primeira-dama


Autor(a): BZN



últimas notícias