29 ABR 2025
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN) deflagrou, nessa segunda-feira (28), a “Operação Zero Grau”, que investiga um influenciador digital natural de João Câmara, de 22 anos, suspeito dos crimes de estelionato, associação criminosa e inúmeras infrações de trânsito.
Segundo as investigações, o jovem usava as redes sociais, onde possui mais de 300 mil seguidores, para divulgar práticas ilegais, como manobras perigosas com motocicletas em vias públicas, conhecidas como “grau”. Além disso, promovia rifas virtuais com prêmios em dinheiro e veículos, entre eles motocicletas com sinais de adulteração e até automóveis de alto padrão com indícios de origem ilícita.
Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão autorizados pela 2ª Vara da Comarca de João Câmara, a polícia apreendeu celulares, dispositivos eletrônicos, duas motocicletas esportivas avaliadas em cerca de R$ 80 mil, um carro de luxo importado estimado em R$ 224 mil, além de placas veiculares irregulares.
A PCRN afirmou que os veículos, além de suspeita de origem criminosa, estariam sendo usados em práticas ilegais. O investigado, que também respondia por condutas reiteradas contra o Código de Trânsito, foi alvo de medidas cautelares impostas pelo Poder Judiciário.
O nome da operação faz referência à prática de “empinar motocicletas”, que consiste na realização de manobras perigosas sobre uma roda em vias públicas. A expressão “zero grau” simboliza o combate a esse tipo de conduta.
Autor(a): BZN