Saúde

Invasão aos sites do MS não interfere na comprovação de vacina para acesso ao Carnatal

10 DEZ 2021

Foto: Reprodução Instagram

O ataque cibernético que atingiu os sites do Ministério da Saúde e o ConectSUS na madrugada desta sexta-feira (10) pode dificultar a comprovação de vacina para acesso ao Carnatal. Os 50TB de dados internos "roubados" pelos hackers diz respeito a listagem nacional de vacinados. Em muitos lugares do país, cidadãos não possuem outro meio de comprovar a vacinação.

Os potiguares que se cadastraram na plataforma RN Mais Vacina estão assegurados. Pelo site, que tem vigência estadual, é possível fazer a comprovação sem maiores problemas, acessando-o diretamente ou com a comprovação recebida por e-mail, como explica o advogado especialista em Direito Digital, Alberto Quirino. 

"No Rio Grande do Norte o monitoramento da vacinação foi feito pelo SUS, mas também pela plataforma RN Mais Vacina, desenvolvida pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN). Portanto, os moradores locais que ainda não retiraram a pulseira de comprovação de vacina para ter acesso a festa não precisam se preocupar. Basta acessar o seu email ou fazer login no site e apresentar o comprovante", explicou o advogado.

Para viajantes que vieram de outros estados do Brasil e ainda não fizeram a retirada da pulseira de acesso, será necessário apresentar o cartão físico de vacina para comprovar as duas doses. Aos que ainda não passaram pela segunda etapa da vacinação, é possível concluir o ciclo no Centro de Convenções ou no Natal Shopping e assim garantir o acesso ao evento.

Autor(a): Redação



últimas notícias