04 FEV 2025
Na manhã desta segunda-feira (3), uma ação conjunta entre representantes da Prefeitura de Natal e as forças de Segurança do Estado resultou na deflagração de mais uma fase da “Operação Sucata”, que visa combater o furto e a receptação de cabos de energia da rede pública de iluminação. A operação foi realizada no bairro do Alecrim, na zona Leste da cidade.
Durante a fiscalização, cinco estabelecimentos foram inspecionados, resultando em cinco flagrantes, com a constatação de material furtado da rede pública em três desses locais. O secretário municipal de Serviços Urbanos, Felipe Alves, destacou a importância da retomada da “Operação Sucata”, lembrando que essa iniciativa é um desdobramento da reunião realizada no último dia 28 de janeiro entre representantes dos poderes públicos municipal e estadual. O encontro teve como objetivo ampliar a repressão e o combate a esse tipo de crime.
“O trabalho integrado é fundamental e traz resultados. Essa operação foi muito positiva e demonstra que estamos no caminho certo. Além do aspecto de garantir a ordem, a segurança pública e proteger o patrimônio público, há também um caráter pedagógico; ao agir para coibir esses delitos, quem estiver pensando em cometer um crime vai pensar duas vezes”, afirmou Felipe Alves.
Carlos Falcão, chefe do Setor de Fiscalização da Semsur, informou que esse trabalho será contínuo. “Não podemos permitir que o furto e a receptação de cabos de energia continuem impactando a população e causando prejuízos ao Município. A partir de agora, teremos um monitoramento constante, com aplicação de sanções administrativas que variam entre R$ 500 e R$ 100 mil para os infratores”, detalhou.
A Operação Sucata não possui um prazo definido para sua conclusão e continuará a atuar com o objetivo de coibir o crime organizado relacionado ao furto e à receptação de cabos na cidade. “Essa iniciativa demonstra a força do trabalho conjunto entre os poderes públicos e as forças de segurança, visando proteger os bens da população e garantir que os serviços essenciais funcionem adequadamente”, concluiu o secretário da Semsur, Felipe Alves.
A operação contou com a participação de diversos órgãos, incluindo agentes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdes), além da Guarda Municipal, Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Polícia Civil do Rio Grande do Norte, e equipes da Cosern e Cabo Telecom.
Autor(a): BZN
Deputado Tomba Farias assume cargo de secretário-geral da ALRN e diz estar pron
04 FEV 2025