Polícia

Operação Penumbra: PF e Receita miram em organização suspeita de roubo a bancos e lavagem de dinheiro

18 MAI 2022

Foto: PFRN

A Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal do Brasil, deflagrou na manhã de hoje (18) a Operação Penumbra.

No alvo: identificar possível envolvimento de investigados em atividades ligadas a roubo de bancos e "lavagem de capitais decorrentes de tal atividade criminosa".

Cerca de 60 policiais federais cumprem 18 mandados de busca e apreensão expedidos pela Unidade Judiciária de Delitos de Organizações Criminosas (UJUDOCrim) do RN, nos municípios de Jucurutu (RN), Patos (PB), Chapadão do Sul (MS), Águas Lindas (GO) e Rio de Janeiro (RJ). "Medidas de sequestro de contas e bens também estão sendo objeto de cumprimento. Participam ainda da ação, 8 auditores da RFB", diz a PF.

Lupas de investigação indicam esquemas de agiotagem, "lavagem de dinheiro em bens advindos de tal delito, tendo a Receita Federal passado a se aprofundar na análise fiscal dos envolvidos. A agiotagem é prevista no art. 4º, “a”, da Lei nº 1.521/51".

Também foram comprovadas "a utilização de laranjas e a suspeita de que empresas de fachada podem ter sido criadas no últimos anos para movimentar a quantia arrecadada pelo grupo criminoso, conduta tradicionalmente tipificada como lavagem de dinheiro (art. 1º da Lei nº 9.613/98)".

Mais

Também foi apurado a existência de associação entre os investigados, "o que configura conduta de organização criminosa, dada a estrutura hierárquica e a divisão de tarefas (Art. 2º da Lei nº 12.850/13)".

Em tempo

O nome da operação remete ao fato de que os alvos “agiam na sombra”, em nome de laranjas e criando empresas de fachada.

Não haverá entrevista coletiva.


Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias