Economia

Pesquisa da Fecomércio indica que potencial de consumo no bairro Pajuçara é de R$ 28,2 milhões

14 OUT 2021

Foto: Fecomercio-RN

Levantamento feito pelo Instituto Fecomércio-RN revela o perfil dos consumidores do Pajuçara, na zona Norte de Natal, segundo bairro mais populoso da capital. 

Os dados foram apresentados ontem (13) aos membros da Rede Lojistas Pajuçara, dentro do programa de Ecossistema de Inovação e Competitividade em Comércio, Serviços e Turismo (ECICS), uma parceria entre as duas entidades. 

Pois bem

Os números mostram que a maioria dos consumidores é de mulheres (51,1%), equilibrando com o percentual masculino (48,9%).  Com relação à faixa etária, os consumidores que movimentam o comércio e serviços do bairro são: 49,9% com 45 anos ou mais; com a renda média familiar geral de 2,5 salários mínimos. 

Grande parte dos consumidores que frequentam os comércios e serviços do Pajuçara são do próprio bairro, 79,6%. O número de pessoas que residem em outras localidades, que vem de outros bairros e até de outras cidades, representa 20,4%. Além disso, 68,5% dos consumidores do Pajuçara preferem adquirir seus produtos ou serviços no próprio bairro. 

De acordo com o cenário apresentado pelo diretor de Inovação e Competitividade da Fecomércio RN, Luciano Kleiber, 54,1% dos consumidores afirmaram que acham tudo no Pajuçara, e os produtos mais procurados são alimentos e bebidas (78%); itens de vestuário (40,3%); medicamentos (37,5%); cama, mesa e banho (6,6%); material de construção (4,6%); eletrônicos e informática (4,4%). 

“A nossa missão é ajudar a RLP, trazendo nosso corpo técnico, instituições parceiras para ajudar no trabalho executado por vocês no bairro. A Rede Lojistas Pajuçara é uma forma de trazer o desenvolvimento e valorizar o que é movimentado economicamente aqui”, declarou o vice-presidente Luiz Lacerda, que esteve representando o presidente Marcelo Queiroz. De acordo com a pesquisa, o potencial de circulação de recursos no bairro é de R$ 28,2 milhões. 

Para o presidente da RLP, Eliel Silva, os comerciantes têm muito a crescer dentro das oportunidades oferecidas pelo Sistema Fecomércio e aposta nesta união. “Com esses números e com a nossa parceria, a gente vai ter crescimento. Isso é fato. O que a Fecomércio está fazendo hoje é nos fortalecer para continuarmos trabalhando e melhorando sempre, buscando o nosso crescimento”, garantiu Eliel.   

Mais números

Cerca de 69% afirmam comprar sempre no comércio da região, enquanto outros 29,7% revelaram que compram às vezes. A média de visita área comercial do Pajuçara é de 10 dias no mês, sendo sábado o dia de maior movimento (20,2%) e transitando de 30min a 1h(48,3%). O valor médio das compras no comércio de Pajuçara é de R$ 132,44. 

Os principais motivadores para comprarem no comércio do bairro é pelo fácil acesso devido à localização (62,9%); 39,3% relataram que gostam do preço praticado pelos estabelecimentos do bairro. Seis em cada dez (61,7%) dos consumidores de Pajuçara praticam a pesquisa de preço e 38,3% disseram que compram sem pesquisar. As mulheres (66,8%) pesquisam preços mais que os homens (56,3%). Por renda familiar, os consumidores com rendimentos de até 1 salário mínimo (73,3%) são os que mais pesquisam preços. No estrato da faixa etária, quem mais pesquisa possui idade de 25 a 34 anos (73,1%). 

O Comércio e os Serviços do bairro também foram avaliados e 60,1% considera como bom; 22,4% como ótimo; 16,2% como regular. Como sugestões de melhorias na área comercial do bairro, foram listadas: 31,5% a segurança pública; 22,3% variedade de lojas; 20,4% melhor preço; 19,8% diversidade de produtos; 8,4% atendimento dos estabelecimentos; 6% falta de estacionamentos; 5,2% trânsito local; 5,2% mais serviços bancários. 

Apoio 

O Sistema Fecomércio RN e a Rede Lojistas Pajuçara firmaram parceria que vem sendo implementada desde o mês de agosto. O diretor Executivo da Fecomércio RN, Fernando Virgilio, comentou que o Sistema é o suporte para as empresas, empresários e colaboradores dos segmentos que representa. “Com a pesquisa, conhecendo a clientela, temos certeza que vocês podem e vão melhorar o atendimento e buscar alternativas para conquistar os consumidores”, pontou. Virgilio acrescentou que o programa ECICS pioneiro em Pajuçara e será implantado em outras regiões do RN. 

Também foi apresentado o trabalho, produtos e serviços oferecidos pelo Sesc e Senac, que possuem unidades da região, pelos gerentes Rita de Cássia e Paulo Barros, respectivamente.  

Na ocasião, também foi apresentado pelo gerente de mercado, Sérgio Aragão, a campanha promocional MPE Week, promovida pelo Banco do Brasil. Por meio de uma plataforma digital, as empresas de todo o Brasil podem cadastrar suas ofertas para os consumidores e clientes do banco visualizarem as promoções, emitirem cupons de descontos e efetuarem suas compras.

Pesquisa completa aqui.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias