Cultura

Pinacoteca do Estado abriga Primavera dos Museus

17 SET 2022

Foto: Divulgação

Nos dias 19 e 24 de setembro, a Pinacoteca do Estado, localizada na Praça Sete de Setembro, no bairro da Cidade Alta, abre uma nova temporada de exposição alusiva aos 200 anos de independência do Brasil. Inserida na programação da 16ª edição da Primavera dos Museus, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), cuja temática Independências e Museus: outros 200, outras histórias convida a reflexão sobre quais outros sentidos e independências o Brasil e os brasileiros vivenciam nestes 200 anos.

Na segunda-feira (19), das 9h às 15h, o evento conta com uma ação formativa pautada na acessibilidade voltada aos educadores da rede pública de ensino.

No sábado (24), às 10h, é a vez do lançamento do livro Para Além da Moldura – O Julgamento de Frei Miguelinho, do pesquisador Diego Souza de Paiva, sobre a construção de uma memória republicana. Para Além da Moldura, sob curadoria de Diogo de Paiva, é também nome da exposição que traz ao público a primeira obra adquirida pelo governo do Estado do RN. A obra adquirida em 1917, do então consagrado pintor fluminense Antônio Parreiras (1860-1937), representa o momento do julgamento do potiguar Frei Miguelinho, um dos principais integrantes da Revolução Pernambucana de 1817.

Nesse sentido, a exposição, que segue em cartaz até dezembro deste ano, apresenta a perspectiva de que a compreensão da arte vai além dos paralelos das suas molduras. A programação conta ainda com a participação do soprano Elke Riedel e do pianista Durval Cesetti, no Recital do Duo.

Autor(a): Marcos Pinto



últimas notícias