01 SET 2022
O prefeito de Natal, Álvaro Dias, participou nesta quinta-feira (1°) de videoconferência com a arquiteta Helle Sohot, dirigente do escritório do arquiteto dinamarquês Jan Gehl (Gehl Architects), um dos principais expoentes da arquitetura mundial e defensor do conceito de que as cidades precisam ser mais humanas, dotadas de áreas públicas aprazíveis com opções de lazer, integração, qualidade estética e boas condições de mobilidade.
Na oportunidade, o chefe do executivo municipal fez o convite para que haja um intercâmbio entre a Prefeitura e o escritório na elaboração de um amplo projeto de revitalização do bairro da Ribeira. O encontro virtual foi intermediado pelo presidente do Sindicato da Construção Civil do RN (Sinduscon/RN), Sílvio Bezerra, que também participou da reunião.
O prefeito se mostrou empolgado, agradeceu ao Sinduscon/RN, em nome do seu presidente, pela intermediação da videoconferência e disse que agora é arregaçar as mangas, convocar a sociedade para discutir as propostas e cair em campo para tirar o projeto do papel. “Estamos realizando uma série de intervenções na Cidade Alta e na Ribeira com o objetivo de revitalizar a região. Precisamos ter um olhar especial para essas localidades. Temos inúmeros exemplos no Brasil e no Mundo de recuperação de bairros com as características da nossa Ribeira. A gestão pública municipal não vai medir esforços para que a Ribeira recupere todo o seu charme e se torne um bairro com novos empreendimentos, atraia moradores e volte a ter vida e movimento”, concluiu Álvaro.
As intervenções mencionadas pelo prefeito Álvaro Dias são: a requalificação da Avenida do Contorno, Pedra do Rosário, Avenida Duque de Caxias, Avenida Junqueira Ayres e a rua Ulisses Caldas. Em uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) já estão garantidos R$ 28 milhões para a realização de melhorias na infraestrutura viária dos locais, reurbanização da Pedra do Rosário, a reforma de duas praças na parte alta da Avenida do Contorno e a transformação do cais da Tavares de Lira em um área de lazer, integração e convivência.
Essa iniciativa está na fase da emissão de licenças e análise da equipe do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A expectativa é a de que até o início de 2023 os entraves burocráticos sejam vencidos para o prefeito Álvaro Dias emitir as ordens de serviços para a execução do projeto que está dividido em quatro lotes. Além disso, na região, a Prefeitura também está executando a obra de reurbanização do Maruim. Com investimentos de mais de R$ 4 milhões, oriundos de um convênio do Município com o Governo Federal, no local está sendo construído um Centro Comercial de Pescados e Frutos do Mar, além de outros equipamentos públicos.
Autor(a): Marcos Pinto
Fonte: Prefeitura de Natal