Cidade

Prefeitura cumpre decisão judicial e inicia vedação de ligações clandestinas em Natal

22 OUT 2021

Foto: Semurb

A  Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) de Natal iniciou hoje (22) a vedação de ligações clandestinas de esgotos no Conjunto Cidade do Sol, no bairro de Igapó.  

A operação cumpre decisão judicial e acontece durante os próximos 30 dias, até que todas as tubulações que lançam o efluentes em via pública sejam vedadas.  Ao todo foram 108 residências notificadas pela fiscalização.

Antes de iniciar os tamponamentos, as equipes da Semurb estiveram no local e realizaram a verificação de todas as ruas do conjunto nas quais os proprietários já haviam sido notificados a paralisar voluntariamente o  despejo dos efluentes. 

A Semurb alerta que “descartar água servida na rua ou promover ligação de esgoto na rede de drenagem além de ser ilegal, acarreta danos à saúde da população e traz prejuízos para os cofres públicos”. 

Supervisor de fiscalização de água e solo, Gustavo Szilagyi diz que a água servida é toda aquela proveniente do chamado esgoto doméstico ou comercial, ou seja, que resulta do uso de pias, banheiros, máquinas de lavar roupas, pias de cozinha, lavagem de veículos, entre outras. 

Um dos problemas mais comuns é o dano que o descarte inadequado causa ao asfalto que cobre as vias públicas, pois seus componentes químicos causam estragos no material e faz com que ele tenha a sua vida útil reduzida. Além disso,  o acúmulo de água pode contribuir para o surgimento de doenças e atrair insetos. 

Os moradores que insistirem na infração  serão autuados com multa grave de R$ 2.149,00. Qualquer pessoa que presenciar situação similar pode denunciar na Ouvidoria da Semurb pelo telefone (84) 3616-9829, de segunda a sexta, das 8h às 16h. Denúncias podem ser feitas de forma anônima.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias